“Se fosse apenas para ensinar as ciências humanas aos jovens, não haveria necessidade de Irmãos: bastariam os demais professores. Se pretendêssemos ministrar apenas a instrução religiosa, limitar-nos-íamos a ser simples catequistas. O nosso objetivo, contudo, é mais abrangente. Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre os seus deveres, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos educadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam muito tempo conosco.”
São Marcelino Champagnat
Essas palavras do nosso fundador expressam a abordagem educativa marista, que é pautada pela formação integral, pela cultura da solidariedade e da paz, pela afetividade e pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender e construir conhecimento. Nossas práticas pedagógicas são embasadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista, estruturado a partir de um processo reflexivo, dialógico e dinâmico, com o objetivo de:
subsidiar a comunidade educativa (gestores, educadores, estudantes e famílias) para o alinhamento de conceitos;
desenvolver intencionalidades e demais aspectos presentes em nosso jeito de educar;
garantir princípios institucionais na ação pedagógico-pastoral;
promover uma educação de qualidade, intercultural e evangelizadora;consolidar a atuação em rede de todos os Colégios Maristas no País.
O estudante, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar situações-problema e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica e de construção do projeto de vida.