Para promover a leitura com os jovens, o Colégio Marista Conceição realiza o Cinema Literário com as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio, onde os jovens leem diversas obras, escrevem roteiros, estruturam cenários e produzem curtas-metragens inspirados nas obras lidas. Este ano, a temática abordou “Contos Fantásticos", ou seja, histórias reais que interagem com um elemento de fantasia e “Contos do Mundo", com histórias do folclore de diferentes países e os 17 filmes foram apresentados para a comunidade em noites hollywoodianas, com direito ao tapete vermelho e estatuetas de premiações para as melhores adaptações:
11 de novembro 1º ano EM
- Filme: O Retrato
- Filme Estrangeiro: The Oval Portrait (O Retrato Oval)
- Ator: João Pedro Ledur
- Atriz: Letícia Franciosi
- Edição: The Oval Portrait (O Retrato Oval)
- Fotografia: The Oval Portrait (O Retrato Oval)
- Figurino: The Oval Portrait (O Retrato Oval)
- Roteiro: The Nose (O Nariz)
- Trilha sonora: Un senõr muy viejo con alas enormes (O senhor muito velho com asas enormes)
- Ator coadjuvante: Guilherme Branda
- Atriz coadjuvante: Amanda Scaravonatto
- Cartaz/pôster: The Nose (O Nariz)
Assista abaixo ao vídeo desta noite
12 de novembro - curtas do 2º ano EM
- Filme: O homem que sabia Javanês
- Filme Estrangeiro: The Country of the Blind (A Terra dos Cegos)
- Ator: Samuel Scaravonatto
- Atriz: Mariana Subtil
- Direção: The Country of the Blind (A Terra dos Cegos)
- Edição: The Bear
- Fotografia: The Country of the Blind (A Terra dos Cegos)
- Figurino: The Country of the Blind (A Terra dos Cegos)
- Roteiro: O homem que sabia Javanês
- Trilha sonora: The Bear
- Ator coadjuvante: Ângelo Cavalcanti
- Atriz coadjuvante: Eduarda Dullius
- Cartaz/pôster: The Country of the Blind (A Terra dos Cegos)
Para avaliar os curtas, o evento contou com a presença de seis jurados que atuam profissionalmente na área cinematográfica, cultural, teatral e produção audiovisual, são eles Douglas de Lima (diretor de cinema/vídeo), Betinha Mânica (atriz e figurinista), Ivânia Aquino (pós-doutora em Literatura), Andressa Pagnussat (agente de cultura do SESC Passo Fundo), Vanessa Hickmann (diretora da Biblioteca de Passo Fundo) e Diogo Zanatta (fotógrafo).
A coordenadora pedagógica, Magali Covatti, descreve o Cinema Literário como um agente pedagógico diferenciado, que estimula a criatividade, a compreensão de conceitos e fatos históricos e culturais, além de aguçar a criticidade, a cooperação, a responsabilidade e interação entre os pares.
Integrando a área de Linguagens (Literatura, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Educação Física) o Colégio realiza o projeto há quase duas décadas e acredita que a iniciativa torna o processo de ensino-aprendizagem multidisciplinar, pois as linguagens, a literatura e a sétima arte são absorvidas na prática. “O cinema literário é uma atividade que possibilita ao aluno ampliar o seu repertório estético-social e, com isso, cumpre com o nosso papel pedagógico que vai muito além de formar leitores", endossa o professor que está à frente da atividade, Luan H. Fogolari.
Siga também nossos outros canais