Navegar para Cima

Notícias

O protagonismo na Educação Infantil por meio do Projeto de Investigação do Nível 3

24/08/2020
Educação
O lúdico e a curiosidade são algumas das habilidades desenvolvidas no projeto de pesquisa Bichonário

​​​​​​Na Educação Infantil, nossa ação é conduzida por objetivos de aprendizagem que se relacionam aos campos de experiências, permeados por múltiplas linguagens. Com base nisso, os Projetos de Investigação da Educação Infantil, que antes aconteciam presencialmente nas aulas, foram também, ressignificados. Foi assim com o projeto Bichonário, que surgiu diante da curiosidade apresentada pelas crianças do Nível 3, onde as turmas estão desenvolvendo pesquisa de investigação sobre os animais, a relação deles com os homens, a diversidade da fauna, a interdependência a outras espécies e a importância deles para o nosso planeta, como parte da natureza. O que antes era um percurso feito em sala de aula, hoje está sendo construído com o protagonismo das crianças em casa, durante o período de suspensão das atividades presenciais.

As educadoras do Nível 3 Lisiane Capellari Leite, Fabíola Machado, Ana Lucia Adria Penz e Eliane Vasques Silveira, explicam que, com o projeto, desejam proporcionar experiências reflexivas críticas, para que as crianças possam fazer escolhas de novos modos de ser, ver e agir no mundo, exercitando a ética, a alteridade, a empatia e a afetividade, por todos os animais.  Além disso, elas ressaltam que, a iniciativa busca proporcionar ações educativas capazes de ampliar o repertório de conhecimentos dos estudantes, fomentar sua formação enquanto pesquisadores e protagonistas de seu processo de aprendizagem e investigação, auxiliando as crianças a perceberem e valorizarem a importância das diferentes fontes de pesquisas e dos parceiros ou companheiros de investigação, para a resolução de problemas e consolidação do processo de aprender. Na prática, e com a ajuda dos pais, as crianças produziram cartazes, tabelas, infográficos e maquetes e aprenderam mais sobre vários animais, dentre eles, golfinhos, aranhas, lobos, leões, galinhas, pinguins, cães e gatos.

Segundo a coordenadora pedagógica, Graziela Casagranda, é importante pensar na perspectiva do desenvolvimento dos projetos pois, mesmo não estando presentes na escola, as crianças conseguem dar continuidade ao seu percurso formativo por meio dessas atividades, buscando respostas pra suas perguntas, fazendo indagações e aprendendo curiosidades sobre as espécies que foram escolhidas pelas próprias crianças. “O projeto de investigação coloca o estudante marista como protagonista do processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que as crianças desenvolvam a curiosidade e o levantamento de hipóteses, podendo aprofundar conhecimentos que são cientificamente comprovados, por meio da pesquisa, da investigação, da descoberta e dentro de um percurso que é lúdico, fomentado pelos professores,” finaliza a coordenadora.​


Nossa Educação Infantil (2 a 5 anos)
Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socialização, ​ a cooperação e a solidariedade.​