Navegar para Cima

Notícias

TEXTando e suas narrativas, autores e obras para inspirar a produção textual

05/04/2021
Educação
Por meio da escrita, simulado incentiva diferentes formas de linguagem empregadas nos textos

​Vivemos em um mundo que está em um constante e acelerado processo de transformação e mudança. Isso implica em ressignificar várias dimensões da nossa vida. Em meio às turbulências também impostas na aprendizagem de nossos jovens, reestruturamos o TEXtando, um de nossos simulados trimestrais que envolve as turmas do 6º ano EF ao 3º ano EM, para que pudesse acontecer de forma online, com monitoramento e orientação integral de nossos educadores e cumprindo com o objetivo de ajudar o estudante a se apropriar dos elementos textuais, sociais e interativos, através da produção textual e do domínio de seus significados, sempre abordando temas da atualidade.

Anos Finais

Para a redação, o foco é o aprimoramento da produção textual, da organização das ideias e da qualidade gramatical. Neste ano, os estudantes do 8º ano EF produziram um conto de humor, baseado em contos lidos em aula e, também, em histórias presentes no livro Manual de Desculpas Esfarrapadas, de Léo Cunha. Conforme o estudante Pedro Ricardo Lersch Machado, “foi uma experiência diferente, em que me foi requisitada a capacidade de escrever um conto de humor não completamente livre, mas dentro de certas limitações, por outro lado, ele me ofereceu a quantia certa de liberdade para construir um texto de forma criativa, sem ter que seguir uma linha estreita de raciocínio", enfatiza. Por sua vez, os estudantes do 9º ano EF, foram provocados a redigir um conto psicológico ou social, a partir da temática apresentada no livro Os Miseráveis, de Victor Hugo e da obra Os Retirantes, de Cândido Portinari.

Nas turmas do 6º ano EF, para dar continuidade e estímulo na escrita, os contos lendários foram a inspiração, interligando a leitura obrigatória da obra Vozes Ancestrais, de Daniel Munduruku, onde as turmas tiveram a oportunidade de continuar uma história. Já no 7º ano EF, a temática envolveu contos míticos, baseando-se também na leitura obrigatória Monstros Mitológicos, de Luiz Antonio Aguiar, como proposta de dar continuidade às produções já desenvolvidas em sala de aula.

Ensino Médio

No Ensino Médio, o TEXTando tem foco no aprimoramento da produção textual, da organização de ideias e da qualidade gramatical, visando promover a qualidade textual, interpretativa e argumentativa dos estudantes.

Nesse primeiro trimestre, os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio dissertaram sobre a dependência e o vício produzido pelos Smartphones, já os estudantes do 1º ano do Ensino Médio produziram um artigo sobre os impactos das redes sociais para as relações humanas.

Segundo a estudante Laura Baccin Ghisleni, “o TEXtando, assim como todas as redações realizadas em 2020 e neste primeiro trimestre de 2021, fizeram com que a minha capacidade de escrita evoluísse muito. A cada atividade que nos era solicitada, eu pude visualizar o meu aprendizado e aprimoramento no componente de produção textual,” finaliza a estudante.

SIGA TAMBÉM NOSSOS OUTROS CANAIS

Instagram: @marista_conceição​

Facebook: Colégio Marista Conceição​

Youtube: maristaconceição​​​