Iniciação Científica no Colégio Marista Graças

13/04/2022
Educação
Estudantes do Marista Graças ampliam suas habilidades através da pesquisa científica.

​​​No Marista Graças a pesquisa é vista como uma forma privilegiada de aprendizagem em que são apreciadas a sistemática de busca de informações, as problematizações, os questionamentos, o levantamento de hipóteses e sua validação, ou não, diante de diferentes perspectivas e verdades. Desta forma, os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio são motivados e auxiliados para construírem seus projetos de pesquisa acerca de assuntos que consideram pertinentes e instigantes.

São temas de livre escolha conforme interesse dos estudantes, tendo base nas 4 áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Destacando-se o protagonismo dos estudantes nas escolhas de temas. A organização é por grupos e sob a orientação dos professores, estes tendo um papel de mentoria auxiliando na escrita, na metodologia e no desenvolvimento do projeto.

“Tão desafiador quanto comovente é acompanhar, como professora orientadora, nossos estudantes nas Iniciações Científicas, do Colégio Marista Graças. Conciliando interesses, teoria e prática, d​urante as mentorias, os estudantes conhecem a operacionalização da ciência como um método e, junto a processos e experiências, são motivados a desenvolverem suas pesquisas, transformando as vivências em conhecimento científico. Sem dúvida, a Iniciação Científica produzida e protagonizada pelos estudantes do Graças tem se mostrado um terreno fértil e potente para a formação de jovens mais críticos, atentos a sua realidade local e global, mais autônomos e autores não só de conhecimento científico como de seus projetos de vida." – Daniela Roglio, professora.

Como forma de reconhecimento, os trabalhos destaques são inscritos em feiras e salões externos, além da Mostra Marista de Iniciação Científica. ​