“Em cada gesto e olhar das infâncias, enxergamos novos horizontes e reconhecemos o quanto temos a aprender com cada uma delas."
(UMBRASIL - União Marista do Brasil, 2016)
A criança é compreendida como o sujeito que se encontra no período de 0 a 12 anos, que vive e habita a infância. Pensando em valorizar as crianças e nos conectarmos às infâncias, durante o mês de outubro foram realizadas algumas vivências e intercâmbios entre as turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais, contemplando a ludicidade, a troca de saberes e a interação entre os estudantes.
Conforme as Diretrizes da Educação Infantil da Rede Marista, é preciso pensar e compreender a infância como potencialmente capaz, com saberes prévios configurados pelas experiências vividas desde muito cedo. Desta forma, acreditamos nas capacidades das crianças em expressar de diversas formas seus conhecimentos, seus afetos, suas necessidades, seus desejos e suas interpretações em torno das relações que estabelecem com o mundo natural e social.
Desta forma, diversas atividades foram projetadas ao longo de outubro: vivência lunar (onde estudantes da Educação Infantil participaram de uma simulação espacial, no auditório), brincadeiras simbólicas com brinquedos trazidos de casa, dinâmicas com fantasias e descontração (chamada de Tarde Brincante), a visita do ônibus itinerante Vida Marinha (que possui espaço com mais de 12 metros de diâmetro, sendo adaptado para comportar elementos d'água, como animais e plantas oceânicas, e estimulando a conscientização ambiental), rodas de música, preparo de receitas culinárias, entre outras iniciativas.
A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas. Assim, ao término do mês, os estudantes prestigiaram a peça teatral O Patinho Feio, onde puderam assistir à história infantil junto dos colegas e amigos de demais turmas.
O Mês das Infâncias é uma campanha de valorização das infâncias, que promove diversas vivências às turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais, sendo desenvolvida por nossa Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional. Valorizar as infâncias nos completa!