Navegar para Cima

Notícias

Últimos primeiros momentos online

24/03/2021
Nosso jeito de educar
Turmas de terceiro ano do Ensino Médio têm vivências, ainda que à distância

​​​​A chegada ao terceiro ano do Ensino Médio carrega muitas expectativas e alegrias. O último ano junto dos colegas, após toda uma vida juntos, é um momento bastante aguardado pelos alunos, visto a proximidade da conclusão da educação básica e início de uma nova fase em suas vidas. Em tempos presenciais, os estudantes ​e suas famílias participariam de duas ocasiões bastante relevantes no início do ano letivo: o último primeiro dia de aula, e o café com terceirão, evento onde os pais e responsáveis, junto de seus filhos, teriam mais informações à respeito de como se daria o ano vigente. 

Por conta dos protocolos contra a Covid-19, em 2021 estes dois momentos se mantiveram, mas por meio do formato online. Ainda que distantes, a sintonia e integração com nossos estudantes é premissa básica em nosso fazer diário. Confira, abaixo, como ocorreram essas conexões! 

Último primeiro dia de aula

No dia 23 de fevereiro de 2021 a missão seria fazer uma acolhida especial. Normalmente é feito um ultimo primeiro dia de aula diferente. No digital não seria diferente! Os estudantes, com o reforço de fazerem parte das turmas que integram os 60 anos do Colégio, foram convidados a construírem a bandeira da turma. O movimento, que tradicionalmente acontece de forma presencial, foi conduzido sob a perspectiva da construção das histórias individuais de cada um – e como elas se conectam. Para isso, os alunos foram convidados a construírem uma colcha de retalhos, onde cada um deverá entregar à Escola um pedaço que pano que o identifique. Assim, a bandeira da turma deste ano terá diversos elementos de cada turma.

​​ Texto auxiliar da imagem

Através de dinâmicas e reflexões, o último primeiro dia de aula dos terceiranistas foi marcado por muita conexão

Para Konstans Steffen, Orientadora Educacional dos Anos Finais e Ensino Médio, este é um momento que permite verificar a animação dos alunos. “Fizemos uma dinâmica, através da ferramenta padlet, onde os alunos poderiam trazer os seus sentimentos. E, durante o processo, pudemos perceber a descontração deles, ainda que estejamos à distância!", comenta Konstans, que vê neste tipo de iniciativa uma oportunidade de conexão mais nítida com os alunos.

​Reunião de pais + café com terceirão

No dia 4 de março, à noite, aconteceu a reunião de pais para alunos terceiranistas. Na oportunidade, tanto famílias quanto estudantes foram incentivados a participarem, visto que na ocasião dúvidas seriam sanadas, bem como os pais/responsáveis e alunos poderiam trazer seus anseios e questionamentos. ​

Para isso, os estudantes receberam um convite diferenciado: através de um kit entregue na residência de cada aluno, contendo itens que auxiliassem neste início de ano letivo (como lápis, borracha, elásticos e agenda planner da Rede Marista), os participantes já foram se apropriando da iniciativa. 

Durante o encontro, além da apresentação do ano letivo, os estudantes tiveram um momento de diálogo com a psicóloga Mariana Schmitz, que trouxe questionamentos e reflexões sobre este momento.