O fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat, desde o início, promoveu um trabalho dirigido a crianças e jovens por meio da educação, com uma pedagogia prática, focada na presença, na solidariedade e no aprender fazendo.
A partir disso, cientes das mudanças constantes e preocupados com iniciativas que respondam às demandas atuais da realidade, a busca pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano do Marista Maria Imaculada. Para nós, todo profissional que trabalha aqui é chamado de Educador, não apenas os professores, pois entendemos que ensinam pelo exemplo. Confira, a seguir, algumas das iniciativas que são oferecidas aos colaboradores.
Jornadas Pedagógicas-pastorais
As Jornadas Pedagógicas-pastorais são momentos formativos e vivenciais que ocorrem todo início e meio do ano, voltados para a parte pedagógica no nosso Colégio. Neles, os educadores são atualizados de tendências e alinhamentos sobre plataformas de aprendizagem, processos, revisão de currículos e matrizes curriculares, entre outras temáticas pertinentes do fazer pedagógico do nosso dia a dia.
Integração de novos colaboradores
No início de cada semestre ocorrem edições da Integração de Novos Colaboradores, com foco na acolhida dos educadores e abordagens que vão da história do Instituto Marista a orientações técnicas e administrativas. Nessa formação, os novos integrantes da Rede Marista, trocam conhecimentos sobre o carisma marista, a origem da nossa instituição e partilha de momentos com os demais colaboradores.
Cursos de extensão e especialização
Existem muitos cursos de extensão e especialização voltados para educadores, mas dois deles têm destaque.
Currículo e Itinerários Formativos para o Ensino Médio: com foco para as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), professores participam deste curso de extensão. Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ele é desenvolvido online, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, contando com aulas gravadas e ferramentas de interatividade para debates e fóruns.
Currículo por Áreas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano EF), o curso de extensão capacita docentes e coordenadores pedagógicos que atuam com o nível de ensino. Desenvolvido em EAD, mas com momentos presenciais em agendas pedagógicas locais, o curso busca incentivar o desenvolvimento de um currículo por Áreas do Conhecimento, competências e habilidades, promovendo reflexões sobre as práticas pedagógicas e avaliativas que possibilitem a criação de estratégias significativas e inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem.
Programa de Lideranças Maristas (PDLM)
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Maristas (PDLM) promove, desde 2018, uma série de encontros e atividades para fortalecer competências dos gestores do empreendimento. O objetivo é desenvolver a capacidade de inspirar, influenciar e gerir pessoas por meio de uma prática de liderança orientada pelo carisma e valores maristas.
Acompanhado pela equipe de Desenvolvimento Organizacional da Estrutura Executiva dos Colégios e Unidades Sociais, o programa é dividido nos níveis Estratégico (que engloba superintendente, gerentes, diretores, vice-diretores e coordenadores) e Tático (supervisores, orientadores e coordenadores de áreas nas unidades). São trabalhados aspectos como autoconhecimento, engajamento e desenvolvimento de equipes, gestão de performance, clima e cultura organizacional, entre outros.
A iniciativa promove a construção de conhecimentos de forma presencial e a distância. Além do PDLM, a área de Desenvolvimento Organizacional promove uma série de formações para os educadores, abrangendo temas como feedback, recrutamento, seleção e desligamento, entre outros.
Cursos, seminários e congressos
Os educadores maristas também são incentivados a participar de cursos externos, seminários e congressos com foco na educação. Investir na formação continuada da equipe significa resgatar o saber dos educadores, ampliando conhecimentos, aprimorando habilidades e o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito.
O jeito marista de educar pressupõe o exercício da constante busca por práticas criativas e significativas que atendam às expectativas e necessidades do estudante/educando marista e de sua família, considerando sua realidade.