Educação de qualidade
Quando a questão é a preparação para o futuro, nossos estudantes dispõem de apoio de professores, materiais e iniciativas em Rede dos Colégios Maristas a fim de garantir um bom desempenho no período de Enem e Vestibulares.
Principalmente durante todo o Ensino Médio, os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, por meio do Sistema Marista de Educação (material didático exclusivo) e de ações preparatórias, como simulados, palestras, aulas de reforço e orientação vocacional.
Projeto Novos Horizontes
O Projeto Novos Horizontes visa a transição dos estudantes concluintes da educação básica para outras possibilidades, encorajando-os a buscarem a realização do seu Projeto de Vida.
Os ritos de passagem são processos fundamentais do desenvolvimento humano. Ao mesmo tempo, são pontos de chegada e de partida. Durante a Educação Básica vive-se pelo menos três ciclos com essas caraterísticas, sendo eles a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Para isso, as cerimônias ou momentos que marcam estas mudanças de níveis de ensino representam à comunidade educativa, sobretudo aos estudantes e seus familiares, um momento de celebração das etapas concluídas e de preparação para a novo momento que se iniciará.
Preparação para exames externos
Como atividade complementar ao Ensino Médio, foi elaborado o Projeto Marista Mais+, em 2020. Com o objetivo de abordar conteúdos preparatórios para o Exame Educacional do Ensino Médio (Enem) e incentivar a autonomia dos estudantes, a proposta, que acontece de forma totalmente online, contribui para a preparação de vestibulares e Enem.
Além disso, nosso Colégio realiza, sistematicamente, simulados para Anos Finais EF e Ensino Médio, aulões interdisciplinares com educadores de diferentes componentes curriculares, resolução de situações-problema, avaliações por área de conhecimento, entre outras atividades, que contribuem para o sucesso dos estudantes nos exames externos e processos seletivos em instituições de Ensino Superior, públicas e privadas.
Sistema Marista de Educação (SME)
O Sistema Marista de Educação é uma proposta educacional voltada aos Anos Finais EF e Ensino Médio, com conteúdos alinhados às diretrizes das Matrizes Curriculares Maristas e Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Uma solução inovadora, realizada em parceria com a FTD Educação, uma das maiores editoras do mundo e que também faz parte do instituto marista. Com o sistema, os estudantes tem acesso a um conteúdo educacional exclusivo que favorece a excelência acadêmica no aprendizado e prepara o jovem para alcançar melhores desempenhos nos vestibulares e no Enem.
A partir do uso do SME, o processo de aprendizagem assume diferentes perspectivas não lineares, mas complementares e com inter-relações, dentre pode-se destacar: a aprendizagem consciente, cooperativa, continuada, interdisciplinar, contextualizada, significativa e como síntese pessoal.
Vantagens da parceria com a PUCRS
Nosso Colégio mantém uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o que permite aos estudantes manterem contato com o ambiente universitário desde cedo. Os estudantes, anualmente, podem desfrutar dos espaços do campus da universidade em eventos de Rede como o Maristão (com uso de Parque Esportivo), Festival Marista de Robótica, Mostra Marista de Arte e Mostra Marista de Iniciação Científica (Prédios 40 e 41), bem como realizar passeios e atividades na TecnoPuc, Espaço Idear e Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Além disso, estudantes maristas também têm direito a isenções e desconto no processo de ingresso na universidade:
Isenção na inscrição: todos os estudantes do terceiro ano que tenham realizado o Ensino Médio completo em colégios Maristas têm isenção na inscrição para realizar o vestibular.
Crédito educativo: estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em Colégios da Rede Marista contam com um crédito educativo exclusivo para estudar na PUCRS. O Crédito Educativo Marista possibilita que o estudante faça a graduação pagando 40% da mensalidade e o restante parcelado em até uma vez e meia do tempo de utilização. Ou seja, em um curso de 4 anos, o estudante pagará 40% ao longo da graduação e os 60% poderão ser pagos em até 6 anos após a formatura, em parcelas fixas, reajustadas conforme o valor atualizado das mensalidades da graduação.