Protagonismo juvenil não deveria ser apenas uma metodologia de trabalho proposta para adolescentes e jovens, mas sim, um princípio ético-político-institucional onde toda a ação educativa é realizada com eles. É preciso ver os jovens como interlocutores diretos e não apenas como expectadores. Isso requer que sejam reconhecidos como atores coletivos com capacidade de participação e sejam envolvidos no planejar, executar e avaliar a ação educativa.
Para isso, nessa quinta-feira, 30/5, foi realizada a primeira edição do Quinta Sem pressão. O evento, organizado pelo Grêmio Estudantil Maria Imaculada (GEMI) em parceria com o Serviço de Orientação educacional, teve como objetivo inteirar a comunidade escolar por meio de um palco cultural aberto para os estudantes compartilhar suas habilidades. O evento está programado para ser realizado uma vez por trimestre sempre após a semana de provas.
Segundo Debora Schmidt, Orientadora Educacional do Colégio, o evento foi uma proposta dos estudantes a partir dos encontros realizados com todos os grêmios estudantis, na PUCRS, este ano, em março. “Por estarmos integrados em rede e termos diversos eventos que reúnem os colégios, os estudantes naturalmente trocam experiências e aguçam suas criatividades a fim de fomentar práticas positivas em suas realidades. Essa atividade é um exemplo delas.", comenta.
Terceiro ano do Ensino Médio, TerSereno, lança seu uniforme comemorativo
As atividades realizadas com a turma de Terceiro Ano do Ensino Médio estão ancoradas a partir da visão de que este período se caracteriza como transitório entre a vida escolar e a vida universitária. Para tal, foram preparados um conjunto ações para auxiliar os e as estudantes a amenizar os conflitos que naturalmente surgem. Dentre essas atividades, hoje, junto ao Quinta sem pressão, a turma de Terceiro ano do ensino Médio fez o lançamento dos uniformes comemorativos e apresentaram a comunidade escolar a escolha de suas paraninfas.