No ano de 2021, acompanhando os movimentos iniciados nas edições anteriores da Mostra do Conhecimento, serão implementadas mudanças importantes na iniciação científica no Colégio Marista Maria Imaculada. Confira a seguir a matéria que preparamos explicando tudo sobre o Novo Projeto de Iniciação Científica.
Pautado nas Matrizes Curriculares do Brasil Marista e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trabalho do Marista Imaculada com a Iniciação Científica tem como objetivo incentivar a formação científica ainda na educação básica. Para Larisa Bandeira, Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais EF e EM, “a iniciação à pesquisa científica não é relevante apenas porque exercita os instrumentos de construção de conhecimentos, mas principalmente porque é considerada uma atividade importante e estratégica para professor e estudantes interferirem e reconstruírem a realidade observada".
O que muda em 2021?
Para conferir todas as mudanças no novo Projeto de Iniciação Científica, convidamos as professoras referentes das áreas do conhecimento e Thaís Mallman, Assistente de Biblioteca, que compõem a banca organizadora do projeto para gravar um vídeo explicando os detalhes das mudanças que valerão a partir de 2021. Confira o vídeo abaixo:
Linhas de Pesquisa
Uma das principais mudanças será o agrupamento por afinidades de temas e interesses, no qual os professores das quatro áreas do conhecimento serão divididos em dois grandes grupos – as Linhas de Pesquisa. Assim como define o Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa (CNPQ) as linhas de pesquisa são grupos que representam o conjunto de temas que juntos pode congregar estudos científicos, a partir do qual surgem projetos cujos resultados guardam afinidades entre si.
Serão oferecidas duas Linhas de Pesquisa, no qual os estudantes poderão, mediante justificativa, escolher qual professor irá orientar o seu trabalho.
Sociedade, Cultura e Comunicação
Essa linha de pesquisa tem interesse nas relações entre cultura e comunicação como produções sociais e envoltas de simbolismo, abrangendo desde formas de produção e consumo até a difusão cultural existente, através de diferentes linguagens.
Quais temas se encaixam nessa linha?
- Tecnologias da comunicação
- Propaganda
- Literatura e sociedade
- Games
- Artes visuais, músicas, teatro e produção audiovisual
- Sistemas monetários e sociedade
- Memorias Culturais
- Representações, representatividade e imaginário
Quais professores fazem parte dessa linha?
Nome do/da professor/professora | Temas de interesse para orientação | Formato do grupo |
Virgínia Mattos | Literatura e comunicação. | Grupos com 4 ou mais integrantes |
Luciane Lopes | Tecnologias da comunicação, Propaganda, Literatura e sociedade, Games, Artes visuais, músicas, Memorias Culturais, Representações, representatividade e imaginário | Duplas |
Carolina Ackermann | Propaganda, literatura e sociedade, cultura e comunicação, memórias culturais, representações, representatividade e imaginário | Grupos com até 4 integrantes |
Marlon Wazlawick Kellermann | Games, sistemas monetários, cinema,
| Trios |
Paola de Farias Oppitz | Artes visuais, músicas, teatro e produção audiovisual
| Trios |
Eduardo Grahl Muller | Sistemas monetários e sociedade; Memorias Culturais; Representações, representatividade e imaginário | Grupos com 4 ou mais integrantes |
Nicole Bertoluci Rodrigues | Tecnologias da comunicação e sistemas monetários e sociedade. | Trios |
Liza Loureiro Borges | Sociedade, cultura e comunicação. | Trios |
Anajara Detânico | Propaganda, Literatura e sociedade, Memorias Culturais, Representações, representatividade e imaginário. | Conforme escolha dos estudantes |
Bernard Goulart Prietto | Tecnologias da comunicação, Games, Sistemas monetários e sociedade, Memorias Culturais, Representações, representatividade e imaginário | Trios |
Inara Souza Soares | Aumento de gastos domésticos em tempos de pandemia. | Trios |
Ana Lídia Bisol | Propaganda, Literatura e sociedade
| Conforme escolha dos estudantes
|
Saúde e Sustentabilidade
Interesse nos ambientes sustentáveis e a relação estabelecida entre a saúde humana e a sustentabilidade do planeta.
Quais temas se encaixam nessa linha?
- Fisiologia e saúde
- Influência da tecnologia na saúde
- Biodiversidade
- Hábitos X Saúde
- Transporte e sustentabilidade
- Mudanças climáticas
- Vacinação e saúde
- Consumismo
- Ecologia
Quais professores fazem parte dessa linha?
Nome do/da professor/professora | Temas de interesse para orientação | Formato dos grupos |
Fabiana Caporal Mostaceros | Fisiologia e saúde, Influência da tecnologia na saúde, Biodiversidade, Hábitos X Saúde, Transporte sustentabilidade, Vacinação e saúde, Consumismo, Cinesiologia e o esporte, | Trios |
Stella Teles de Souza | Saúde Ambiental | Trios |
Leandro Weber | Influência da tecnologia na saúde, Biodiversidade, Hábitos X Saúde, Transporte sustentabilidade, consumismo | Conforme escolha dos estudantes |
Luiz Guilherme Lucho de Araujo | Influência da tecnologia na saúde, Biodiversidade, Hábitos X Saúde, Transporte sustentabilidade, consumismo | Conforme escolha dos estudantes |
Manoel Ludwig | Biodiversidade, Hábitos X Saúde, Transporte sustentabilidade, Mudanças climáticas, Ecologia | Trios
|
Formatos de apresentação
Manteremos as categorias de apresentação de trabalhos, podendo ser:
1. Explicativos, voltados para o objetivo de ilustrar, aplicar, mostrar os princípios científicos de funcionamento de certos objetos, protótipos, máquinas, obras artísticas, mecanismos e sistemas.
2. Trabalhos construtivos, que estão relacionados à construção de algo, ou inovação.
3. Trabalhos investigativos, que se referem à pesquisa torno de problemas e situações do mundo, buscando soluções.
4. Trabalhos artísticos ou performáticos, resultantes de pesquisa prática com engajamento corporal.
Banco de Referências Bibliográficas
Outra novidade para 2021 é a criação de um banco de referências bibliográficas com as indicações de leitura básica dos professores orientadores de cada linha de pesquisa. Esse banco de referências será formado por materiais digitais e físicos. A atualização das fontes, cobertura dos temas serão avaliadas constantemente, buscando sempre oferecer os títulos mais atualizados, para o bom desenvolvimento da pesquisa científica.
Assim Thaís Mallmann Hehn, responsável pela biblioteca do colégio, conta que o objetivo do trabalho desenvolvido na biblioteca ajuda a pensar e organizar o processo de pesquisa com foco no acesso e no uso da informação. “Além de formações sobre o passo a passo do desenvolvimento do artigo científico e normativa exigida, a biblioteca atua com o objetivo de fornecer meios, ferramentas e condições que estimulem o exercício do senso crítico", nos conta a professora.
Mostra do Conhecimento
Conforme a Base Nacional Comum Curricular, o ato de pesquisar na Educação Básica é “compreendido também como uma aprendizagem a ser desenvolvida. Isso demanda, dos professores, investimento e planejamento de situações de aprendizagem que fomentem nos estudantes o desenvolvimento, entre muitas outras, das habilidades de:
- localizar;
- selecionar e compartilhar informações;
- ler, compreender e interpretar textos com maior grau de complexidade;
- consultar, de forma crítica, fontes de informação diferentes e confiáveis;
- formar e defender opiniões;
- argumentar de forma respeitosa;
- sintetizar;
- expor oralmente o que aprendeu apoiando-se em diferentes recursos;
- generalizar conhecimentos;
- produzir gêneros acadêmicos.”
Esse processo atravessa e compõe em todas as áreas do conhecimento a formação dos estudantes, não se encerra em um evento e prossegue no ano subsequente. O mais importante é que os estudantes se reconheçam não apenas como meros consumidores de conhecimento, mas como sujeitos capazes de produzi-los também.
A Mostra do Conhecimento em 2021 será realizada na modalidade virtual articulando nas bancas avaliadoras professores de outras instituições de ensino de educação básica, ensino técnico e superior. Professores de outros municípios, estados e países, estudantes de licenciaturas e ex-alunos do Marista Maria Imaculada que estejam em formação no ensino superior.
Por se tratar de uma oportunidade de aprendizagem, compartilhamento de saber e um momento de iniciação na comunidade científica, a participação na Mostra do Conhecimento será optativa e mediante edital de inscrição.
A participação será certificada e a apresentação não incidirá sobre a nota de iniciação científica do estudante.