No dia 20 de maio, celebramos o nascimento do fundador do Instituto Marista, Marcelino José Bento Champagnat. Natural de Rosey, no interior da França, Marcelino nasceu no ano de 1789 durante a Revolução Francesa. Viver em tempos de mudanças da sociedade fez com que Champagnat desenvolvesse um espírito inquieto e incansável sempre em busca de um mundo mais justo e humano. Comprometido com esse desejo, ele fundou, em 1817, o Instituto dos Irmãozinhos de Maria. Em pouco tempo, a instituição se consolidou. Na época, foram criadas mais de 48 escolas que beneficiavam 7 mil estudantes nas áreas rurais da França.
Suas frases são conhecidas por maristas de todo o mundo, como: “A educação é uma obra de amor".
Nossa educação Marista
A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.
A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasada em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.
O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.