O BRINCAR
Nos primeiros anos da vida escolar,
valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das
crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório
de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade.
DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.
Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.
DIFERENCIAIS
Adaptação e afetividade
Proporcionamos às crianças e suas
famílias um ambiente escolar acolhedor, que favorece a formação de vínculos e a
socialização. Por meio do diálogo e da escuta, também desenvolvemos atividades
que contribuem para a criança se sentir confiante em suas ações e atitudes,
facilitando o processo de adaptação à escola.
Aprender brincando
Em nossa proposta pedagógica,
acreditamos na valorização do brincar, pois é uma das primeiras formas de
expressão da criança e de sua relação com o mundo. Os estudantes vivenciam
momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a socialização, a autonomia e o protagonismo.
Espaços de experiências
Considerados parte essencial da
proposta curricular, os ambientes são planejados e transformados em espaços que
favorecem a interação entre as crianças, o professor e o meio. As iniciativas
contemplam desde a reorganização do mobiliário em sala de aula até o contato
com brinquedos e materiais variados que despertam a curiosidade para novas aprendizagens.
Múltiplas linguagens
Para se comunicar e fazer leituras de
mundo, a criança utiliza diversas linguagens: corporal, escrita, matemática,
plástica, tecnológica, gráfica, musical, entre outras. Por isso, promovemos,
diariamente, vivências que contemplam essas formas de expressão, por meio de
atividades lúdicas, artísticas, criativas e recreativas.
ESPAÇOS
A escola conta com um prédio com
estrutura completa adequada esse nível de ensino. Os ambientes planejados
para a faixa etária da Educação Infantil visam construir ambientes de
aventuras, descobertas, criatividade e desafios. Todas as salas de aula
são climatizadas.
Além disso, a escola oferece outros espaços de
aprendizagem, como:
- Estúdio de Ciências da Natureza
- Espaço Maker | Tecnologias Educacionais
- Ateliê do Sabor
- Praça Colorida
- Capela
- Estúdio de Linguagens
- Biblioteca
- Bosque
- Restaurante/Cantina
- Ginásio de Esportes
- Quadra de grama sintética
- Salão de Eventos
OUTRAS ATIVIDADES
AVALIAÇÃO
Na Educação Infantil, a avaliação é
permanente, contínua e qualitativa, realizada a partir da observação processual
do estudante, abrangendo o registro da evolução de suas aprendizagens. A
família é comunicada semestralmente do desempenho da criança, por meio de
pareceres descritivos.
UNIFORME
O uso do uniforme estudantil completo
é obrigatório.
SEGURANÇA
O colégio conta com identificação
(veículo e pessoal) na portaria e na recepção, circuito de monitoramento
interno, Área Protegida, Seguro Educacional, uso obrigatório do uniforme
estudantil completo, além de professoras auxiliares nas turmas e auxiliares de
disciplina que orientam os estudantes e supervisionam a entrada, a saída e os
recreios.
REQUISITOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Nível 1: 3 anos completos até 31/3/2025
- Nível 2: 4 anos completos até 31/3/2025
- Nível 3: 5 anos completos até 31/3/2025