No Marista Ipanema, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais. Por isso, para aplicar conceitos teóricos sobre conteúdos matemáticos e físicos, estudantes do 1º ano do Ensino Médio realizaram uma atividade prática que envolvia a construção de pontes.
As pontes fazem parte do nosso cotidiano e sua ampla utilização deve-se à necessidade de transpor barreiras como riachos, rios, penhascos. Entender como tais obras superam o tempo e se mantêm resistentes e fortes engloba muitos conhecimentos.
Por isso, orientados pela professora Josy Rocha, as turmas tiveram como desafio a construção de uma estrutura de ponte capaz de vencer um vão livre de 60cm e suportar em seu ponto central a carga máxima possível, utilizando no máximo 1kg de macarrão e cola.
.jpg)
Para a professora Josy, “a união da teoria com a prática faz com que os estudantes se interessem muito mais pelo conteúdo". Por meio da atividade prática, os estudantes puderam desenvolver habilidades como a integração de conhecimentos teóricos sobre estrutura e resistência de materiais e a organização do trabalho, em grupos, para a execução de um desafio proposto.