Em nossa proposta pedagógica, entendemos o brincar como a principal forma de aprendizagem na Educação Infantil. Por isso, valorizamos o lúdico em nosso fazer diário, com propostas de projetos que incentivem a criatividade e despertem a curiosidade para a descoberta de novos saberes.
Foi assim que surgiu o projeto Como se tornar um astronauta?, da turma N2B, Nível 2 da Educação Infantil. No começo do ano, os estudantes conheceram o livro Pequenas observações sobre a vida em outros planetas e realizaram algumas atividades envolvendo a temática. Com o passar dos meses, outros assuntos foram abordados, porém a curiosidade das crianças sobre o espaço sideral permanecia forte.

Observando o interesse do grupo, a professora Ana Claudia Bagesteiro passou a propor diferentes vivências que contemplassem as aprendizagens sobre a temática de maneira lúdica. Entre elas, as crianças criaram algumas produções, como um grande foguete com papel alumínio, uma nave espacial alienígena de caixa de papelão e planetas imaginários de diferentes materiais espalhados pela sala de aula.

Visita do Astronauta
Incentivando o olhar científico, a turma também foi convidada a pesquisar sobre o universo através de livros da biblioteca e de sites da internet. Foi então que surgiu a ideia de receberem a visita de um astronauta. Para isso, a professora Ana Claudia se vestiu de astronauta com um macacão e capacete, criando um verdadeiro faz de conta no dia de aula, em uma tarde cheia de perguntas de outro planeta.
Durante o encontro, surgiram muitos questionamentos sobre como o astronauta vive no espaço, qual a alimentação, como dorme e vai ao banheiro, além da curiosidade sobre a possibilidade de existirem outras formas de vida em outros planetas.

Após o astronauta esclarecer as principais dúvidas, as crianças o conduziram para conhecer um pouco sobre a rotina deles como estudantes. Acompanhados da monitora Bianca Dalle Tese, realizaram um tour pelo Colégio, apresentando espaços como a pracinha colorida, a biblioteca, a capela e os estúdios de aprendizagem.
"Acredito que essa proposta oportunizou aos estudantes consolidar alguns conhecimentos prévios e aguçou mais o interesse pela temática de maneira lúdica", comentou a professora Ana Claudia. “Agora a brincadeira mais solicitada é a 'amarelinha do espaço' e 'treinamento de astronautas'", contou.

Saiba mais sobre a Educação Infantil
Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Clique aqui e saiba mais.