Navegar para Cima

Notícias

Ciência e contos de fadas: imaginação que desperta curiosidade

18/11/2019
Inovação
Turma 113, do 1º ano EF, elaborou projeto para gerar energia que ilumina castelo.

​​​​​​​É a partir da imaginação que nosso estudante desenvolve habilidades para pensar e construir um mundo melhor. Pensando nisso, a turma 113, do 1º ano do Ensino Fundamental, desenvolveu o projeto “O mundo e os contos de fadas". Por meio da criatividade, da curiosidade e do protagonismo, as crianças realizaram a montagem de um “castelo iluminado" dentro da sala de aula.

Orientados pela professora Graziane Ramos e com auxílio da equipe de Tecnologias Educacionais do Colégio, os pequenos puderam realizar experiências e entender como alguns elementos poderiam ajudar na iluminação do castelo, gerando energia de forma sustentável. No Espaço Maker, as crianças utilizaram condutores naturais, célula fotovoltaica, refrigerantes à base de cola, entre outros elementos como fontes de energia renováveis. Após explorar diversas ideias e testar muitas possibilidades, nossos estudantes escolheram a luz LED em fita, que possui uma sustentabilidade maior para iluminar o interior do castelo.

fotos-castelo-iluminado (10).JPG

 “Quando a gente estava lá no laboratório eu achei muito criativo a gente fazer experiência com batata e limão. Eu não sabia que eles tinham energia para ligar a luz. Aqui no castelo a gente colocou uma luz que é uma fita, eu também não sabia que tinha como ter energia", comentou a estudante Carmela Cruz, sobre as descobertas que ela e os colegas fizeram durante a realização da atividade.

Tendo em vista que os ambientes escolares são cenários dinâmicos, que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas, o castelo iluminado ganhou um lugar especial na sala de aula. “Foi um momento muito bom, a gente se divertiu muito e eu gostei de colocar as luzes dentro do castelo", comenta o estudante Alexandre Tramontina.

fotos-castelo-iluminado (11).JPG

Na proposta pedagógica do Marista Ipanema, os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialogue m e transformem. Os conteúdos são utilizados para desenvolver habilidades e competências de uma forma dinâmica e interativa, de modo que o estudante seja, cada vez mais, protagonista da própria aprendizagem. Assim, há muito mais interação, pesquisa, de​safios e aprendizagem significativa. ​

Conheça os diferenciais dos Anos Iniciais do Marista Ipanema