Hoje é dia de festa. O dia 6 de junho é o Dia de Champagnat, data em que celebramos a trajetória do nosso fundador. Marcando esse momento tão importante, realizamos a distribuição de bergamotas para as turmas e para os educadores do nosso colégio.
A chamada festa da bergamota retoma a história do Instituto Marista. Quando os Irmãos Maristas chegaram no Sul do Brasil, carregavam consigo um jeito muito simples e humilde de viver. Nas primeiras festividades que celebraram em nossa região, não tinham muitos recursos financeiros. Como forma de festejar os irmãos colhiam as frutas dos pomares que cultivavam e distribuíam aos estudantes.
Ano após ano, a tradição foi seguindo, cultivando essa bonita lembrança e levando adiante os ensinamentos de uma vida simples e humilde. Além disso, assim também valorizamos uma fruta de nossa região que vem do cuidado de nossos produtores locais.

Sobre a data
Champagnat faleceu no dia 6 de junho de 1840, com 51 anos. Em 18 de abril de 1999, foi proclamado Santo, pelo Papa João Paulo II. Para a tradição cristã, a morte é celebrada como a Páscoa de cada pessoa, pois é a sua ressurreição, a passagem para a morada eterna junto de Deus Pai-Mãe.
Nessa data, recordamos a história de um homem que, há mais de 200 anos, acreditou que era possível transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens por meio da educação evangelizadora. A persistência, a fé e a vocação de Marcelino na sua missão de educar com amor, é, até hoje, fonte de inspiração a todos nós. A obra que iniciou em 1817, segue viva e acesa no coração de todos e todas que, assim como Champagnat, acreditam na promoção da vida através da educação.
