Os espaços físicos que compõem o ambiente escolar são permeados por significados que contribuem para construção
da aprendizagem e para o cultivo de relações saudáveis. O ambiente revela nossa
intencionalidade pedagógica: há um currículo em movimento que se manifesta nos espaçotempos e arquiteturas escolares,
por onde circulam conteúdos, experiências, aprendizagens, culturas e afetos.
Entendemos os ambientes educativos como de extrema relevância para o sucesso da aprendizagem. Consideramos os espaços arquitetônicos produtos e produtores das relações entre os sujeitos, pois eles agem na educação como um terceiro educador.
O ambiente físico escolar é o local de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. É nesse ambiente que formamos o nosso ser social, através da sociabilização, da construção de conhecimento e de relações, das interações, pelas mudanças sociais e pelas adaptações que sofremos. É na convivência com o outro que o ser humano vai construindo sua aprendizagem, transformando a si e ao meio onde está inserido.
O Projeto Educativo do Brasil Marista destaca que todos os espaços educam e se constituem em lugares de aprender e ensinar de acordo com as intencionalidades da escola e dos sujeitos que nela atuam. As linguagens e as tecnologias constituem-se também em importantes instrumentos de mediação e objetos de pesquisa, investigação e conhecimento. Possibilitando a elaboração/organização do pensamento, a sistematização do conhecimento produzido e a constituição de espaços da pesquisa, da ludicidade, do sorriso e do inusitado.
O ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens, e os que aprendem respondem à elas. As crianças e os jovens são verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e com objetos que possibilitam descobertas pessoais num espaço onde será realizado um trabalho individual ou em grupos.
CONHEÇA OS AMBIENTES
No vídeo abaixo, confira um pouco dos nossos espaços.