A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2023, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.
Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.
Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social.
O processo de escolha terá duas possibilidades: para os estudantes ingressos em 2023, será disponibilizado um link para a escolha do Itinerário no momento da matrícula, já para quem está há mais tempo no Colégio, será via Portal e App Marista Virtual, junto da rematrícula.
Conheça os Percursos Investigativos 2023:
Ciências da Saúde e da Vida
Abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Nesse itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico, no desenvolvimento da vida e da saúde.
Contextos e movimentos do século XXI
É um itinerário que dará ênfase ao protagonismo juvenil frente ao mundo contemporâneo, à política, sociedade e às mídias, além de relações inerentes à geopolítica e à sustentabilidade. Por meio de iniciativas de intervenção sociocultural que unem investigação científica e desenvolvimento pessoal, serão potencializadas habilidades essenciais ao jovem do século XXI, como comunicação assertiva, análise de produção de diferentes mídias, gestão de tempo e apresentação em público.
Cultura Digital
Aborda a relação entre a humanidade e as tecnologias digitais, discutindo e problematizando a construção de uma nova cultura (cibercultura) por meio de diferentes linguagens, múltiplas interações e uma experiência de imersão. Neste itinerário,conceitoscomo comunicação, identidade, dados, informação, privacidade, design, culturas e espaços serão desenvolvidos na elaboração de projetos e prototipações criativas e inovadoras.
Educação Financeira
A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, o itinerário de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.
Arte e Design para intervenção social
Busca refletir sobre as diversas funções da arte e as possibilidades de engajamento social por meio de processos criativos e autorais em música, literatura, artes plásticas, práticas corporais e recursos audiovisuais. Este itinerário discutirá também os processos de tentativa de apagamento ou valorização das influências nas línguas e linguagens indígenas, africanas e estrangeiras (modernas e clássicas).