APRENDER POR INTEIRO É VALORIZAR CADA NOVO SIGNIFICADO
Nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.
Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.
Em 2023, continuaremos atuando de forma a potencializar ainda mais essas aprendizagens, por meio de projetos já consolidados no cotidiano escolar.
TEMPO DE SER CRIANÇA
As crianças são os sujeitos que vivem e habitam as infâncias, e aprendem por meio de brincadeiras e de interações com o outro, com os espaços e com os objetos. Respeitando as singularidades de cada criança em expressar, conhecer, participar, conviver, brincar e explorar, defendemos e valorizamos as infâncias.
PEDAGOGIA DA ESCUTA
A Pedagogia da Escuta é um processo contínuo no cotidiano educativo e proporciona que as crianças expressem ideais, curiosidades, dúvidas e interesses. Escutar exige uma relação entre a cognição, o relacionamento e a afetividade. Nossa prática considera como elemento propulsor a colaboração de todos os envolvidos no processo educativo: crianças, educadores e famílias.
ESPAÇOTEMPOS MARISTAS
Os espaçotempos são compreendidos como fonte de aprendizagens, nos quais acontecem as relações de afetividade, as experiências, as descobertas e as interações. Dispomos de ambientes educativos que favorecem o acesso e o contato das crianças com a natureza, com contextos investigativos e provocativos às múltiplas linguagens.
PEDAGOGIA DE PROJETOS
A Pedagogia de Projetos valoriza a problematização, a investigação, a pesquisa científica, a invenção e a criação como elementos fundamentais para a construção do conhecimento das crianças em relação às próprias singularidades e à coletividade. Por meio de uma escuta sensível e compartilhada em assembleias, as crianças indagam, questionam e produzem as narrativas a serem pesquisadas, sendo protagonistas do processo investigativo.
DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.
Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.