Com o objetivo de incentivar a leitura, a compreensão de textos, um olhar mais crítico e reflexivo para os temas abordados no cotidiano, os estudantes dos Anos Finais trabalham diferentes gêneros textuais nas aulas dos componentes curriculares de Produção Textual e Língua Portuguesa. Nas atividades propostas pelas professoras Ana Cecília Fonseca, Grazyella Moura e Pedro Miranda, os jovens desenvolvem e apresentam diversos produtos a partir da leitura de obras literárias
No primeiro semestre deste ano, as turmas de 6º ano EF fizeram a leitura do livro Terra de histórias – O feitiço do desejo, do autor Chris Colfer. A partir dessa leitura, eles produziram um diagrama, elencando a sequência dos acontecimentos da história do livro. Para a estudante Nina Ramalho, a atividade foi muito diferente e divertida “Eu fiz o trabalho com um grupo de amigas e nós compartilhamos as nossas opiniões sobre a obra, o que me fez ver a história de uma forma que eu não havia visto antes", conta Nina.
Já para a Alice Mendes, o livro Terra de histórias foi uma escolha interessante, pois trata-se de uma obra rica em detalhes, enriquecendo o vocabulário e a comunicação. “Após a leitura, a professora compartilhou uma ficha do livro, o que me ajudou a perceber como estava minha leitura nos pontos em que eu estou me saindo bem e em outros que precisam de mais atenção", ressalta a estudante.
Os estudantes do 7º ano, fizeram a leitura do livro que é continuação da obra lida pelas turmas do 6º ano, Terra de histórias – O retorno da feiticeira, e produziram um folder utilizando os conceitos de conotação e denotação, enquanto exploraram o enredo da história.
Para a estudante Sofia Costa, a leitura associada ao desenvolvimento do trabalho foi bem positiva. “O livro é muito bom, intrigante e a atividade foi incrível, pois conseguimos colocar em prática os conceitos apresentados durante as aulas. Nós também descobrimos o que é um folder e como produzir o material", explica a estudante.
Folder produzido por estudante do 7º ano.
O desafio para as turmas do 8º ano foi trabalhar a reescrita dos poemas Quadrilha e José, de Carlos Drummond de Andrade, reconstruindo as relações de intertextualidade que compõem os textos e trazendo elementos diferentes para ambas as produções.
No poema Quadrilha, os estudantes tiveram que reescrever o texto fazendo o uso de verbos e termos utilizados com frequência nas redes sociais. Já para o poema José, a reescrita foi feita utilizando o contexto da pandemia de Covid-19. Segundo a estudante Luana Macedo, a poesia é importante para a construção de uma leitura e escrita mais completa, bem como a formação de uma pessoa mais sensível. “Conhecer e estudar o gênero é importante para desenvolver a reflexão e a criatividade dos estudantes", afirma a jovem
As turmas do 9º ano tiveram a oportunidade de desenvolver a atividade após escolherem e realizarem a leitura de um dos contos A igreja e o Diabo, Um homem célere, A cartomante e Conto de Escola, de Machado de Assis. A atividade abordava o ponto de vista do estudante sobre o conto, bem como a sua relação com outros contextos artísticos e sociais.
A estudante Sofia Mansur conta que ler os contos de Machado de Assis foi uma experiência muito além do esperado. “O autor nos apresenta o melhor da literatura brasileira. Os contos de Machado de Assis nos entregam um tipo de escrita completamente diferente de tudo aquilo que estamos acostumados. Essa forma de escrita acabou despertando certas habilidades de compreensão linguísticas que eu desconhecia".
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