No cenário globalizado em que vivemos, muito se fala acerca do crescimento das tecnologias, do rápido avanço dos dados e interfaces, da necessidade de entendermos sobre a nova linguagem da programação e dos benefícios de desenvolver uma mente empreendedora. O desafio é entender que tudo isso já está ao nosso redor a todo momento.
Para isso, é preciso ressignificar a ideia de que a tecnologia está associada apenas a complexos circuitos de informação e dispositivos eletrônicos ultra sofisticados. Tecnologia é um termo que se refere a todas as criações feitas pelos seres humanos – de uma simples escova de dentes, passando por um avião ou mesmo a própria internet, as tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, auxiliando na produção, na comunicação, bem estar e na evolução da sociedade como um todo, aprimorando o modo de pensar e viver das pessoas.
Seguindo esse raciocínio, o mundo profissional, cada vez mais, espera diferentes competências e habilidades comportamentais: que sejamos capazes de criar, questionar e resolver problemas cada vez mais dinâmicos e complexos.
Pensando nisso, os Colégios da Rede Marista criaram o Inova, uma atividade complementar na qual são vivenciados na prática conceitos como empreendedorismo, liderança, comunicação e tomada de decisão. No Inova, nossos estudantes são estimulados a desenvolver autonomia e criatividade, visão estratégica e sistêmica, bem como a se posicionar diante de diversas áreas, empregando e articulando diferentes meios tecnológicos.
Tudo sobre o Inova
O Projeto Inova foi criado com o objetivo de fomentar a cultura tecnológica nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista e será oferecido em 2021, dentro da grade do Turno Integral Marista, para estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O objetivo é acompanhar os desafios da sociedade global, desenvolvendo sujeitos com habilidades capazes de criar, questionar e resolver problemas em equipe e por meio de um pensamento que leva em conta o global e o sustentável.
Toda a proposta de Educação Tecnológica se baseia em contextos educacionais que proporcionam ao estudante posicionar-se diante das diversas áreas, articulando diferentes tecnologias.
A proposta é adaptativa e instiga o protagonismo dos estudantes e educadores no desenvolvimento das atividades. A organização sugerida possui o caráter formativo onde os envolvidos vão gradualmente aumentando os desafios e possibilidades a cada encontro.
Divisão em modalidades
A estruturação do Inova se divide em três categorias que compõem o curso: Empreendedorismo, Making n' Coding e Design. A seguir, apresentaremos cada uma delas.
INOVA EMPREENDEDORISMO
É um contexto empreendedor, alinhado com os 17 desafios da ONU, no qual os estudantes desenvolvem a capacidade de refletir, criar, projetar, documentar e compartilhar soluções inovadoras e sustentáveis. Alguns módulos de aprendizagem:
Desenvolvimento de estratégias
Análise de cenário e modelo de negócios
Atitudes empreendedoras
Estudos temáticos e projetos funcionais
Exploração e pesquisa
Storyboard e storytelling
INOVA MAKING & CODING
A proposta do Making & Coding é ser multiplataforma e posicionar o estudante nos referenciais da cultura Maker e codificação aplicadas em soluções inovadoras e sustentáveis. Nesse contexto, são ensinadas lógicas de programação, mecânica básica, prototipação e muito mais:
Cultura maker
Codificação e construção em multiplataformas
Eletrônica e sensores
Prototipações em diferentes materiais
Conceitos mecânicos e tecnológicos
Desafios e torneio
INOVA DESIGN
O objetivo do Inova Design é oportunizar ao estudante o desenvolvimento de múltiplas capacidades de expressão por meio da comunicação e suas linguagens, em um contexto multimeios com uso de tecnologias inovadoras. No Inova Design, se aprende:
Cultura digital
Mapa de exploração de temáticas
Geração de ideias e soluções
Técnicas de filmagem, edição de vídeos e fotografia
Elaboração de comics e animações
Ideação e elaboração de games educativos e de entretenimento
O Inova e seus contextos contarão com materiais complementares impressos e digitais, que fornecem exemplos, orientações, aprendizagens, tutoriais, vídeos, imagens e exercícios práticos.