O projeto L3 - Li, Lendo, Lerei continua em ação! Chegando ao final do ano letivo, vários estudantes dos Anos Finais podem ser vistos pelos ambientes do Colégio utilizando os bótons conquistados no projeto. O projeto acontece da seguinte forma: a cada livro lido, o estudante preenche um diário de leitura, que é entregue ao professor e analisado por ele. Ao completar 10 livros lidos e 10 diários preenchidos, o estudante recebe um bóton com a indicação #10. Se ele leu 20 livros e preencheu todos os diários de leitura, recebe bóton #20 e, assim, sucessivamente.
Segundo o professor Pedro Cavalcante, de Língua Portuguesa, o objetivo do L³ é incentivar os estudantes a tornaram-se leitores assíduos e reflexivos. “Nós os estimulamos a lerem livros literários extras, além de livros solicitados pelo Colégio. O que esperamos é propiciar a leitura como algo prazeroso", comenta.
.JPG?RenditionID=11)
Em casa ou na Bilioteca, os livros fazem parte da rotina dos estudantes
Quando o projeto foi iniciado, no ano passado, a meta máxima era de 50 livros lidos ao ano. Hoje, esse número dobrou para 100 livros. Para a professora de Língua Portuguesa Grazyella Cabral, a ficha de leitura, que os estudantes preenchem após a finalização do livro, visa identificar o que os professores poderão trabalhar em sala posteriormente. “Pela ficha podemos verificar quais são os gêneros literários que eles têm buscando e quais são as temáticas que eles têm lido. Com isso podemos alinhar e desenvolver projetos futuros com os estudantes".
Incentivo e resultados por meio da leitura
A atividade proporciona, de forma saudável, que os estudantes se desafiem em relação a quantidade de livros a serem lidos. Porém, o mais importante é o conhecimento que adquirem por meio da prática da leitura. Para a estudante Isabela Roque, do 7º ano B, a leitura trouxe vários benefícios. “Esse projeto é tão interessante porque não é só você ler, mas mostrar que aprendeu com o livro, o que foi vivenciado por meio da leitura. Participar dele se tornou um desafio para mim, assim eu consigo ultrapassar barreiras. Li livros de conteúdos diferentes e aumentei o meu vocabulário", diz a jovem.

Os bótons coloridos viraram coleção para alguns estudantes
Motivado, o estudante André Maia, do 6º ano, já superou os 100 livros lidos em 2019. “Eu quis participar porque achei bem legal o fato de estarem incentivando a gente a ler e a escrever também. Eu sempre tive o hábito de ler, mas o projeto me motivou ainda mais. Gosto de ler romance. Faço buscas de livros na biblioteca do Colégio, mas a maioria são de casa mesmo. Fico muito feliz por ter alcançado a meta de 100 livros", comemora.