No 2º trimestre letivo deste ano, os trabalhos referentes às Sequências Didáticas e à Mostra do Conhecimento dos Anos Finais foram unificados. Assim, os jovens foram desafiados a produzirem, após muita pesquisa e dedicação, um produto diferenciado, de acordo com os temas propostos, que foi apresentado ao fim do trimestre, de forma remota, aos demais estudantes.
Visando compreender a importância histórica, social e biológica do cerrado, os estudantes do 6º ano produziram jornais digitais com o tema Que cerrado é esse?. Para a elaboração do produto, os grupos pesquisaram sobre o processo de ocupação do cerrado, a conversão do bioma em cidade e em áreas agrícolas e os impactos do desenvolvimento social para a cultura no Distrito Federal.
Além de toda a pesquisa realizada sobre o tema e sobre a parte técnica de um jornal, os estudantes também fizeram uma série de entrevistas com moradores mais antigos do Distrito Federal, que compartilharam informações e curiosidades sobre a construção de Brasília e como o bioma se entrelaça na história do desenvolvimento da capital federal. “No decorrer do trabalho, nós tivemos vários desafios. Além das entrevistas e do desenvolvimento do layout do jornal, criar os títulos das matérias pensando em algo convidativo e alinharmos todo o posicionamento dos elementos com imagem, texto e cores, foi bem desafiador. Mas foi muito satisfatório pensarmos nisso tudo em grupo, para despertar a curiosidade do leitor e chegarmos ao resultado final". Explica a estudante do 6º ano, Mariana Sanjad.
Jornal digital elaborado por estudantes do 6º ano.
Com o tema Cidades sustentáveis: realidade ou utopia?, os estudantes do 7º ano pesquisaram sobre a importância de transformar os espaços e os serviços urbanos por meio de iniciativas sustentáveis. Utilizando o jogo Minecraft, eles desenvolveram novas cidades e colocaram em prática os conhecimentos adquiridos. Além de desenvolverem habilidades ao utilizarem novas tecnologias, os grupos se aprofundaram em estudos sobre sustentabilidade e realizaram pesquisas sobre os impactos sociais, culturais e econômicos que o crescimento desordenado nos municípios brasileiros tem causado ao meio ambiente e à população.
Área sustentável desenvolvida por meio do jogo Minecraft.
Para a estudante Ana Clara Vilas Boas, do 7º ano, orgulho e gratidão resumem o sentimento ao final do trabalho. “Desenvolver esse trabalho foi muito legal, pois foi possível ver que cidades sustentáveis podem, sim, existir, mas não é fácil alcançar tamanho objetivo. O maior desafio que enfrentamos foi a parte da produção, pois eu nunca havia jogado Minecraft, mas graças ao grupo que se esforçou, nós conseguimos montar tudo e fazer com que as peças se encaixassem perfeitamente em nossa cidade. Foi incrível ver que atitudes sustentáveis não estão tão longe de serem alcançadas como eu imaginava.", conclui a estudante.
Já os estudantes do 8º ano produziram uma revista digital com o tema Cenários de Brasília. Os grupos se dedicaram à produção do material, realizando pesquisas, descobrindo a pluralidade cultural, histórica, de identidade e urbanidade da capital. Para o estudante Arthur Augusto Vasconcelos, a experiência de elaborar uma revista digital foi muito proveitosa . “Foi muito legal poder trabalhar esse tema, pois foi possível conhecer um pouco mais sobre Brasília e suas curiosidades. Um dos desafios que tivemos foi aprender a utilizar o aplicativo para montarmos os elementos da revista, mas os grupos se saíram muito bem. Além de produzirmos todo o conteúdo, também fizemos pesquisas para entender um pouco o design e o layout que o projeto necessitava. Por fim, o projeto ficou incrível!", exalta o estudante.
Capa e destaque da revista elaborada por grupo do 8º ano.
Buscando um olhar diferenciado sobre a sociedade e propondo soluções que otimizem o cotidiano, os estudantes do 9º ano apresentaram a proposta de criação de uma empresa. Os jovens foram desafiados a elaborarem estratégias intelectuais e sociais na visão do empreendedor, pensando desde a concepção da empresa, passando pela perspectiva de faturamento e indicando a contribuição social, ambiental e cidadã de cada negócio proposto.
Segundo o estudante Arthur Sanjad, do 9º ano, a experiência foi muito válida e importante. “O trabalho nos levou a aprofundarmos sobre como as empresas se comportam no mercado e o que a faz ser bem-sucedida. Além disso, nos dias atuais, muitos jovens pensam em se tornar empreendedores e ter a oportunidade de abrir sua própria empresa. Portanto, fazendo a atividade, nós tivemos fundamentos para que uma futura empresa seja bem-sucedida. Por fim, ao olharmos para o resultado e vermos o desenvolvimento, ficamos muito contentes e com a sensação de dever cumprido". Finaliza o estudante.
Apresentação virtual da empresa criada por estudantes do 9º ano.
Parabéns a todas as turmas dos Anos Finais pelos trabalhos produzidos e à toda equipe pedagógica pelo desenvolvimento da atividade.