Na foto: Representantes da Equipe "Cavalo Vendado"
No Marista Medianeira, a tecnologia é inserida no cotidiano escolar para dinamizar o jeito de ensinar e aprender. Através das aulas de Robótica, os participantes desenvolvem o raciocínio lógico, a criatividade e constroem seu próprio conhecimento utilizando recursos tecnológicos. Durante as atividades, os estudantes são desafiados a resolverem situações-problema por meio da projeção e montagem de maquetes, robôs, drones, além de construírem aprendizados na área da programação. Neste contexto, os estudantes também participam de desafios e competições que envolvem o universo da Robótica.
Além do Festival Marista de Robótica, que envolve todos os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, a equipe de Robótica do Marista Medianeira, “Cavalo Vendado", também participa de outros eventos, competições e festivais regionais, nacionais e internacionais. A última conquista da equipe do Colégio foi no Festival Sesi de Robótica 2020/2021, promovido no Brasil pelo Diretório Nacional do SESI, e idealizado e desenvolvido pela FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Technology – uma organização americana sem fins lucrativos criada com o intuito de estimular nos estudantes o interesse por ciência e tecnologia, através de programas inovadores. No First Tech Challenge (FTC), estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas.
A competição iniciou em setembro de 2020, e aconteceu de forma remota, finalizando em junho de 2021. Dentre as tarefas, estavam a apresentação do portfólio da equipe, com os membros e suas funções e com o projeto de elaboração e montagem do protótipo do robô, além da entrevista com os juízes da competição, da construção do robô e da sua atuação na competição remota na arena. Nesse momento final, a equipe entrava em um sistema de gravação da própria competição e iniciava as atividades do robô na sua própria arena. Após a gravação do desempenho de 6 rounds do robô, que precisava realizar tarefas específicas, os vídeos foram encaminhados para a comissão avaliadora da competição e então, foi anunciada a classificação final dos participantes.
Após realizar todas as etapas e tarefas da competição, a equipe do Marista Medianeira “Cavalo Vendado", conquistou o 6º Lugar a nível nacional na “Premiação Geral – Modalidade Arena", dentre outras 35 equipes participantes, que avaliou a equipe que melhor desenvolveu o seu robô na arena. A equipe do Colégio também venceu na categoria “Prêmio Controle", concedido ao grupo que demonstrou ter um pensamento inovador na hora de resolver desafios do jogo, através da utilização de sensores e software para aumentar a funcionalidade do robô, como a operação autônoma.
Veja o vídeo da transmissão feita no Canal do Sesi no Youtube, no momento em que é anunciada a premiação da equipe do Colégio:
Para o estudante do 2º ano do Ensino Médio do Colégio, membro da equipe “Cavalo Vendado" e participante da Robótica há 6 anos, Felipe Trentin, competir na FIRST Tech Challenge foi um grande desafio. “Esta competição não foca apenas no desempenho do robô na arena, mas também no trabalho em equipe, nas tecnologias apresentadas, na robustez das soluções, na criatividade ao resolver problemas e no design industrial. Ganhar 6º lugar a nível nacional na Arena e o Prêmio Controle é muito gratificante, pois mostra que nossos esforços trouxeram bons resultados, mesmo diante das dificuldades que vieram com a pandemia."