Navegar para Cima

Notícias

Estudantes usam a criatividade e promovem a pesquisa através da elaboração de um jornal científico

13/07/2020
Iniciação Científica
A atividade proposta na sequência didática de ciências fez com que os estudantes aprendessem mais sobre a pandemia do covid-19

​​​​​A Ciência é e sempre foi a base para a construção e evolução do conhecimento humano, seja ele de qualquer natureza. Em tempos de pandemia, ela se torna ainda mais importante, pois é vista com olhos de quem busca esperança e como a forma mais concreta de uma possível cura. No Colégio Marista Medianeira, a Iniciação Científica e o estudo da Ciência estão presentes entre os nossos estudantes desde cedo. As crianças da Educação Infantil são constantemente estimuladas a descobrir, investigar, pesquisar, criar hipóteses, seja através do brincar, das vivências na natureza ou da simples curiosidade. No Ensino Fundamental, os estudantes são introduzidos ao universo da Iniciação Cientifica, através do contato com o Laboratório de Ciências, com as primeiras experiências relacionadas aos conteúdos estudados em sala de aula ou em casa, até chegarem a tão esperada participação na Mostra de Iniciação Científica, nos Anos Finais e Ensino Médio, e em eventos maiores, de toda a Rede Marista e também de outros espaços.

No tempo em que vivemos, nossos educadores são desafiados a, mesmo à distância, manterem o movimento de pesquisa e de busca de conhecimento ainda mais vivo e pulsante em nossos estudantes. A professora de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Gabriela Kubiak, encontrou uma forma de engajar seus estudantes do 7º ano, através do aprofundamento do estudo de um dos principais temas em questão na atualidade: “Doenças que mudaram (e mudam) o mundo. ” Este foi o tema da sequência didática de ciências do primeiro semestre letivo de 2020, em que os estudantes foram desafiados a encontrarem a resposta para a problemática de “como as doenças podem afetar a humanidade?”, sendo construída através de uma pesquisa e da elaboração de um jornal em formato digital, abordando no mínimo, 5 doenças, incluindo a Covid-19, como produto final a ser entregue na conclusão do trabalho. ​

Texto auxiliar da imagem

Capa do Jornal do estudante Rafael Zys

E a criatividade e participação dos estudantes surpreendeu a professora de forma muito positiva. “O envolvimento dos estudantes foi grande e com muitas discussões, por tratar-se de um tema atual que alterou a rotina de todos nós, acabando em despertar a curiosidade deles.  Compreender um pouco mais sobre o COVID-19 e outras pandemias que ocorreram ao longo da história fez com que os estudantes adquirissem uma relação diferente com o conhecimento, pois estamos vivenciando uma pandemia épica. Esta curiosidade está atrelada ao engajamento que eles tiveram. Como professora, me senti realizada com o empenho dos estudantes e com a correlação da atualidade com os temas abordados na disciplina”, destacou a professora Gabriela.

Para a estudante Ana Carolina Lazzarotto a tarefa agradou bastante. “Foi muito legal fazer o jornal, pois eu aprendi como é a estrutura de um jornal e também sobre o conteúdo. Enquanto eu fazia, eu estudava e aprendia ao mesmo tempo. ”


Texto auxiliar da imagem

Jornal da estudante Ágatha da Cruz

De acordo com a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Talita Bandurka, “devido às novas necessidades de adaptação deste novo tempo, criaram-se também novas oportunidades de sistematização do conhecimento, através do uso da tecnologia. Com isso, os professores também encontram diferentes instrumentos e recursos para poderem avaliar a trajetória de aprendizado de cada estudante”. 

A estudante Mellina Pinheiro espera ainda que os jornais ajudem as famílias e pessoas que acessarem. “Foi uma atividade diferente, eu gostei muito. Aprendi mais sobre as doenças e sobre o corona vírus e poderei ajudar muitas pessoas repassando a informação certa. É ideal para esse momento que exista uma forma de comunicarmos a todos sobre o que aprendemos, está sendo muito produtivo esse momento que estamos em casa. Estou me acostumando com as aulas virtuais, mas me adaptei bem. Estou muito feliz por ter feito o trabalho e espero que ajude. ”​

Texto auxiliar da imagem

Jornal da estudante Mellina Pinheiro

Os estudantes compartilharam os trabalhos com os educadores e demais colegas através da plataforma Marista Virtual 3.0, uma plataforma diferenciada e muito importante para a realização das atividades remotas durante o período de isolamento social. Nela, os professores e estudantes podem compartilhar trabalhos, materiais, conteúdos, devolutivas e ainda podem acessá-la em diversos dispositivos, de qualquer lugar e a qualquer hora.