Navegar para Cima

Notícias

Marista Medianeira oportuniza momentos de formação aos educadores

16/09/2021
Formação
Os professores e monitoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Colégio participam de uma série de formações ao longo do ano

​​​Um dos pilares da educação marista é a constante formação integral dos educadores, seja na esfera humana, ou no âmbito acadêmico. Diante dessa condição e necessidade de produção e aplicabilidade do conhecimento, o Colégio Marista Medianeira realiza significativo investimento na qualificação constante de seus educadores, em momentos específicos de formação que abordam temáticas relacionadas ao currículo, aos processos de construção da aprendizagem, ao uso da tecnologia e soluções digitais como elemento potencializador do ato de ensinar, à inclusão e à diversidade metodológica e avaliativa, bem como, à compreensão das infâncias, adolescências e juventudes e suas principais necessidades formativas.

No período de abril a agosto de 2021, os professores dos Anos Iniciais do Colégio participaram de momentos de aprofundamento com os Assessores da Gerência Educacional da Rede Marista, em um total de 4 encontros online (16 horas), com abordagem sobre a Metodologia de Trabalho relacionada  às áreas do conhecimento  e os novos desafios  no desenvolvimento  dos direitos e objetivos de aprendizagem, bem como das habilidades e competências previstas na BNCC e nas Matrizes  Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista.

Os professores e monitoras da Educação Infantil estão participando, de agosto a setembro, do II Fórum Marista de Educação – Criança: nossa prioridade absoluta, organizado pela União Marista do Brasil (Umbrasil), que acontece de forma online e objetiva oportunizar a continuidade das reflexões sobre propostas pedagógicas da Educação Infantil, ancoradas nos direitos de aprendizagem, presentes na legislação brasileira, e nos documentos institucionais do Brasil Marista, ressaltando o protagonismo infantil, a importância da participação da comunidade e das famílias no ambiente escolar e do currículo como espaço de experiências.

Dentre os palestrantes do evento, está o educador italiano, defensor da participação social da infância na discussão pública sobre futuro das cidades, pensador, pedagogo e desenhista, Francesco Tonucci, que se dedicou ao estudo de questões relacionadas à educação, especialmente às crianças, e a formação de professores; e o educador italiano, especialista em psicologia do desenvolvimento em educação na primeira infância, pesquisador de temáticas sobre o protagonismo das crianças na educação, Aldo Fortunati.

Segundo a professora da Educação Infantil do Marista Medianeira, Alessandra Tomazelli, participar de formações é fundamental. “Esses momentos são muito ricos e permitem que possamos repensar nossa prática educativa diária, além de serem uma oportunidade de adquirirmos conhecimentos diversos dentro do campo educacional, que nos fazem dinamizar as vivências em sala e potencializar nossa ação pedagógica", acrescentou.

​​ Texto auxiliar da imagem

Nelma Barbosa palestrou aos professores sobre a Arte Afro-brasileira durante a I Jornada Internacional e II Jornada Nacional da Educação Infantil

O grupo de professores e monitoras também participou, no formato virtual, da I Jornada Internacional e II Jornada Nacional da Educação Infantil, promovidas pela Vincular – Consultoria em Educação e Saúde da Infância, de Passo Fundo/RS, que aconteceram no mês de setembro deste ano, em um total de 8 encontros. Os temas abordados foram:

  • “Múltiplos olhares para a Educação Infantil: a legislação, a teoria e a prática" – Ministrante: Paulo Fochi (Brasil);

  • “Arte Contemporânea e trabalho pedagógico em Arte com crianças" – Ministrante: Susana Rangel (Brasil);

  • “Uma ciranda em (trans) formação – A experiência da Escola CASA da Infância" – Ministrante: Marília Dourado (Brasil);

  • “A estética da aprendizagem: abordagem educacional de Reggio Emília" – Ministrante: Claudia Giudici (Reggio Children – Itália);

  • “A estética como princípio ético: Conexões com o cotidiano da Educação Infantil" – Ministrante: Flávia Burdzinski de Souza (Brasil);

  • “Criança, natureza e cultura infantil" – Ministrante: Lydia Hortélio (Brasil);

  • “Arte Afro-brasileira na escola: ensino e desafios" – Ministrante: Nelma Barbosa (Brasil);

  • “Infâncias: a poética do princípio e a arte da travessia" – Ministrantes: Katia Tavares e Severino Antônio (Brasil).​

​​ Texto auxiliar da imagem

Formação com Claudia Giudici​, da Itália, sobre as escolas de Reggio Emília

Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Marista Medianeira, Rosani Demarco, o processo de formação e desenvolvimento dos educadores é fundamental para a qualificação da ação pedagógica junto aos estudantes. “Os momentos de formação oportunizam e contemplam a reflexão da prática, a análise da legislação e o conhecimento acerca de pesquisas e estudos de metodologias que fazem parte dos direitos de aprendizagem de nossas crianças. Nossa instituição tem, em seu calendário anual, formações mensais para os educadores, oportunizando também a participação em eventos externos e partilhas com outros profissionais e instituições, o que enriquece e fortalece a construção do conhecimento e o torna mais efetivo, afetivo e transformador", finalizou.​