Na cadência do universo sonoro

06/03/2019
Cultura
Por meio da música, a criança se apropria de valores, significações e símbolos que fazem parte de seu contexto social e cultural.

​Quando se fala em experiências com música em sala de aula, na Educação Básica, a primeira imagem que costuma surgir em nosso pensamento é a de um grupo de crianças repetindo as ações do educador, ou seja, apenas reproduzindo o que lhe é mostrado. Essa noção de doutrinamento musical que se impõe como referência predominante, no entanto, precisa ser transformada, pois o conhecimento do universo sonoro enriquece o repertório cultural dos estudantes quando bem afinado com o processo de ensino e aprendizagem.

Sabemos que os sons, as melodias, as cantigas e até mesmo o silêncio geram diferentes percepções e possibilitam um mundo de descobertas. Por meio da música e das variadas sonoridades presentes no cotidiano, a criança se apropria de valores, significações e símbolos que fazem parte de seu contexto social e de sua cultura. Nesse sentido, a prática musical desenvolvida na escola deve ir além das tradicionais repetições de sons e acordes, com atividades que promovam a expressão individual e coletiva, a escuta e a autonomia.

Aprendizagem por meio de sons, ruídos e músicas

No Marista Medianeira, a educação musical perpassa desde o brincar de roda, o ouvir música e aprender uma canção, o brincar ritmicamente com movimentos corporais, acompanhar-se de palmas ou pés, os tradicionais jogos de mãos, às atividades de escuta e exploração de materiais. Escutar um ritmo e se movimentar espontaneamente de acordo com ele (lentamente, rapidamente), explorar as diferentes fontes sonoras (sons do corpo, instrumentos como tambores, chocalhos, paus-de-chuva, guizos; objetos como garrafas, tampas, potes plásticos - transformados em objetos sonoros) são trabalhos que compõe as aulas de musicalização no Colégio e já fazem parte do cotidiano das crianças.

Dessa forma, faz parte da proposta pedagógica do Colégio que, na Educação Infantil, permita-se às crianças brincarem, investigarem e descobrirem objetos e ambientes. Os estudantes têm à disposição, não só nas aulas de musicalização, mas em sua rotina escolar, brinquedos e materiais que incentivam sua expressão artística, estimulando a imaginação, a sensibilidade e o contato com o mundo.