Navegar para Cima

Nossas Notícias

Edição Nacional do Encontro de Bibliotecas reúne 110 participantes para debater literatura plural

24/05/2022
Formação
Evento conta com representantes das três Unidades Administrativas do Brasil Marista

​​​​Começou na manhã desta terça-feira, 24/5, o Encontro de Bibliotecas – Edição Nacional. A temática desenvolvida será Literatura Plural: um Olhar para Outras Narrativas. Entre os palestrantes, as atrações ficam por conta das presenças da assessora da área de Linguagens dos Colégios da Rede Marista, Ana Cristina dos Santos Alves, a professora, pesquisadora e escritora Sueli Cagneti, o bibliotecário-documentalista Wellington Marçal de Carvalho e o autor de mais de 50 obras sobre o gênero infanto-juvenil Daniel Munduruku.

Em formato online, o evento pretende reunir, ao longo de dois dias, cerca de 110 participantes de Rede Marista, Grupo Marista e Marista Centro-Norte. A supervisora de bibliotecas dos Colégios da Rede Marista, Patricia Saldanha, exalta a sinergia das três Unidades Administrativas do Brasil Marista. “Tem as suas peculiaridades geográficas e de comunidades, mas os propósitos e intencionalidades são os mesmos. Esse momento de partilha, de trocas, de aprendizagens nos leva a um lugar de conhecimento e crescimento enquanto coletivo de bibliotecas escolares maristas", destaca.

A literatura plural, que norteia o Encontro de Bibliotecas – Edição Nacional, se constitui dos diálogos sobre a arte enquanto espaço significativo e reconhecido de visibilizar as diferenças, a pluralidade e a representatividade. “O evento busca ampliar o repertório sobre conceitos, ancestralidades acerca das narrativas indígenas e afro-brasileiras a fim de que possamos ofertar um acervo de qualidade e propor projetos que contribuam para os estudantes", avalia Patricia.

Outro destaque do evento é a Sessão de Relatos de Experiência. Trata-se de um espaço de diálogos por meio da apresentação de trabalhos com testemunhos de projetos das bibliotecas sobre práticas de formação leitora, ações que envolvem a Iniciação Científica e dinamização de projetos que contribuem para a tomada de consciência cultural dos estudantes da educação básica. Os trabalhos inscritos estão divididos em sete salas temáticas, intituladas com nomes de autores das literaturas indígenas e afro-brasileira.

Momentos formativos​

​A capacitação permanente dos nossos educadores é um diferencial da educação marista. A qualificação acadêmica dos profissionais reforça o nosso compromisso de proporcionar uma formação integral aos estudantes e educandos. Investir em formação continuada significa, também, ampliar conhecimentos, aprimorar habilidades e aperfeiçoar o desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador.

Ao longo do ano, a Rede Marista promove uma série de momentos formativos, nos formatos online, presencial e híbrido, como as Jornadas Pedagógico-Pastorais, o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Maristas , o Media Training e os eventos de setores, como o Encontro de Bibliotecas. Além disso, os educadores são incentivados a participar de cursos externos, seminários e congressos com foco na educação.​