Considerado um dos maiores encontros do segmento no País em número de equipes, nosso Festival de Robótica Educacional retorna em 2018 em franca expansão. São esperados 1,5 mil estudantes e educadores para protagonizar pesquisas e desafios sobre o tema Tabela Periódica dos Elementos Químicos, mesma temática que será abordada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019.
Nesta edição, 136 equipes – com integrantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio de 53 instituições de Educação Básica e de Ensino Superior (públicas e privadas) – se inscreveram para participar de algum dos quatro desafios que compõem a programação do encontro:
DESAFIO DE ROBÔS
A partir de um tema determinado, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas são desafiados a construir um robô, elaborar pesquisa, projetos e tarefas diversificadas.
Consiste em programar robôs para realizar tarefas nas chamadas arenas, que envolvem estratégia e criatividade. O robô também é avaliado por banca avaliadora. Foi esse desafio que deu origem ao nosso Festival, há dez anos.
DESAFIO DE DRONES
Em uma arena de 10mx14mx5m protegida por tela, as equipes precisam realizar missões com um tema determinado, em partidas de 5 minutos. Além da pontuação específica de cada missão, o menor tempo do trajeto é critério para definir o vencedor. Entre as habilidades desenvolvidas, destaca-se a pilotagem, a legislação e a estratégia.
Participam desse desafio estudantes da Educação Básica, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Superior da rede pública e privada. Nesta edição, também haverá equipes de Garagem (equipes sem vínculo com instituições de ensino).
CIDADE-LABORATÓRIO
Estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas participam dessa modalidade, na qual criam soluções para as cidades a partir do tema central proposto, levando em consideração suas aplicações e importância para a sociedade.
Nesse desafio, os estudantes criam cidades virtuais utilizando o software Minecraft Edu, levando em consideração os aspectos relevantes para a sociedade, tais como saneamento básico, consumo de energia e mobilidade urbana.
INCUBANDO IDEIAS
É uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e do Ensino Superior, de instituições públicas ou privadas, contando com apoio de universitários da Graduação e Pós-Graduação.
A partir de uma temática central, as equipes serão incentivadas a projetar, documentar e criar soluções que envolvam a construção de aplicações e/ou protótipos para Cidades Inteligentes. Este desafio busca fomentar o empreendedorismo e oportunizar reflexões sobre os impactos da transformação digital nas cidades.
OFICINAS GRATUITAS E ABERTAS AO PÚBLICO
Uma das novidades da edição deste ano do nosso Festival é o oferecimento de oficinas gratuitas e abertas ao público de todas as idades. São muito bem-vindos familiares, estudantes, educadores, colaboradores maristas e visitantes em geral.
Durante a manhã e tarde do dia 18/9, terça-feira, será possível aprender um pouco mais sobre Modelagem 3D, Logística Internacional, Eletrônica, Origami Modular (esculturas com várias folhas de papel), Programação, entre outros assuntos*. Também constam na programação workshops conduzidos pela Microsoft, empresa parceira do Festival, nos quais são apresentados alguns de seus principais sistemas e inovações.
A inscrição é simples: clique no botão abaixo, informe seus dados no formulário online e aguardar confirmação. Em caso de dúvidas e informações, envie e-mail para: [email protected].
* Importante: caso as vagas para uma oficina esgotem, esta desaparecerá automaticamente da lista do formulário.
CONHEÇA MAIS SOBRE O EVENTO