Na modalidade Cidade-Laboratório do Festival Marista de Robótica 2018, um total de 20 equipes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas foram desafiadas a propor soluções para situações do cotidiano, a partir do tema central do evento: Tabela Periódica dos Elementos Químicos.
As atividades envolvem a pesquisa orientada por educadores nos Colégios e a realização prévia de um vídeo com especialistas entrevistados. Tudo isso é protagonizado pelos estudantes, levando em consideração os aspectos relevantes para a sociedade, tais como saneamento básico, consumo de energia e mobilidade urbana.
Além dessas produções, são criadas cidades virtuais, a partir do software Minecraft Edu. Neste primeiro dia do Festival, 18/9, foram conhecidos os vencedores da categoria Iniciante, que envolvem grupos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
INICIANTE | ANOS INICIAIS
1º lugar: RosárioCraft - Marista Rosário
2º lugar: Erelab 1 - Marista Medianeira
3º lugar: Dmitri's Periódicos - Marista Aparecida
Segundo Lisandra Catalan, assessora da área de Ciências da Natureza dos Colégios da Rede Marista, os estudantes são incentivados a construir o conhecimento a partir das conexões que surgem com as pesquisas realizadas, interligando diferentes saberes. "Além de trabalhar a ludicidade e se aproximar da realidade das crianças e dos adolescentes, o desafio da Cidade-Laboratório possibilita que os estudantes exerçam seu protagonismo por meio de soluções desenvolvidas no mundo virtual com aplicação no mundo real", explica.
1º lugar: RosárioCraft - Marista Rosário
2º lugar: Erelab 1 - Marista Medianeira
3º lugar: Dmitri's Periódicos - Marista Aparecida