Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.
MATRIZES CURRICULARES
Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.
Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
DIFERENCIAIS
FORMAÇÃO HUMANA
Tendo como foco a formação humana, nosso currículo contempla aulas de Filosofia e Ensino Religioso, resgatando as diferentes culturas religiosas, valores, cidadania e ética. O olhar filosófico desenvolve a criticidade, o conhecimento de mundo e capacidade de argumentação.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A partir da PioTeC – Mostra de Projetos de Tecnologias e Ciências, valorizam a metodologia de investigação científica criando oportunidades que invistam em soluções que melhorem a vida em comunidade. O estudante é desafiado a participar da construção de um mundo econômico, social e ambientalmente sustentável.
ROBÓTICA EDUCACIONAL
A Robótica é aliada aos componentes curriculares, agregando novos conhecimentos, vivências e a prática de conteúdos. Assim, a tecnologia é conectada com a produção de aprendizagens em sala de aula.
LÍNGUA INGLESA
Visando a formação integral dos estudantes, proporcionando uma nova visão de mundo, intensificando o ensino de Língua Inglesa. O objetivo é potencializar os aprendizados do idioma e os resultados acadêmicos, conectando a língua estrangeira com os conteúdos das demais Áreas do Conhecimento, ampliando as possibilidades de expressão e comunicação.