Navegar para Cima

Notícias

Under Control conquista prêmios na maior competição de robótica educacional

14/05/2021
Nosso jeito de educar
Equipe de estudantes do Marista Pio XII conquistou três prêmios na FIRST Robotics Competition (FRC), entre eles, o reconhecimento pelo trabalho do time.

​​​​​A equipe de Robótica do Marista Pio XII, Under Control, conquistou pela 5ª vez o prêmio de maior prestígio da FIRST Robotics Competition (FRC), a maior competição de robótica para Ensino Médio no mundo. O Chairman's Award homenageia o time que melhor representa um modelo para as outras equipes, reconhecendo os seus esforços e dedicação em espalhar a mensagem da FIRST e inspirar os jovens a se tornarem líderes em ciência e tecnologia. A Under Control também recebeu os prêmios Industrial Design Award, pelo design do robô, e Woodie Flowers Award Finalist, para o mentor Bruno Toso, reconhecendo seu trabalho com os jovens.

Neste ano, em virtude da pandemia, a FIRST, que ocorre anualmente nos Estados Unidos, foi realizada de forma virtual. A equipe hamburguense superou os desafios e se reinventou para participar pelo 19º ano consecutivo da competição. Seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, que incluem uso de máscara, higienização frequente das mãos e objetos, distanciamento, entre outros, os estudantes iniciaram a temporada em janeiro, trabalhando no Corsair, robô construído para o desafio Infinite Recharge, um jogo futurista em que o protótipo precisa pegar e lançar cinco bolas. O trabalho da equipe foi realizado de forma hibrida.

A competição entre os robôs, que ocorria em uma arena, com seis equipes, ao mesmo tempo, foi adaptada para desafios individuais, por videos. Cada time construiu a estrutura necessária e gravou vídeos do robô executando as tarefas dentro do tempo estabelecido. Os estudantes também participaram de dois momentos de videoconferências com os jurados, quando apresentaram o Corsair e todo o trabalho desenvolvido pela equipe com a comunidade.

Chairman's Award

Um dos princípios da Robótica Educacional é mudar o mundo com Robótica, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e para isso é necessário ser exemplo e inspiração para outros jovens. Por meio de ações sociais, projetos de inovação, mentoria e auxílio a outras equipes, a Under Control, leva o espírito da FIRST para diversas cidades do Brasil e de outros países.

Neste ano, 15 equipes novas surgiram no Brasil e participaram da FIRST. Todas elas recebem mentoria da Under Control por meio de videoconferências periódicas. Essa dedicação da equipe foi reconhecida pela 5ª vez com o prêmio Chairman's Award, sendo a 4ª vez consecutiva.

“Esse prêmio sempre gera muita expectativa e cada vez que ganhamos é uma surpresa, pois é um reconhecimento muito grande. O Chairman's avalia os últimos três anos de trabalho da equipe, e isso mostra a consistência da Under", relata Toso.

Etapa mundial

Agora a Under Control se prepara para participar do mundial da FIRST, etapa em que também tem uma trajetória de prestígio, com participações em seis anos consecutivos, chegando até as quartas de final em 2015 e 2018, melhor posição que uma equipe brasileira avançou na última década. Neste ano, a competição será virtual, em junho. Os estudantes apresentarão o trabalho da equipe para os jurados, concorrendo ao Chairman's Award mundial. O mentor Bruno Toso também concorrerá ao prêmio Woodie Flowers Award com candidatos de todo o mundo.

“São os estudantes que escrevem uma carta falando sobre o seu mentor e os vencedores do Woodie Flowers que avaliam os candidatos, então é um grande reconhecimento", declara Toso.

 

* A foto é de 2020, antes da pandemia e dos protocolos necessários hoje em dia.