O ensino de artes ajuda a criança a expressar seus sentimentos. Com um vocabulário ainda em formação e/ou falta de maturidade para se fazer entender em assuntos mais complexos, muitas vezes, a criança acaba silenciando suas percepções, mesmo que de maneira não intencional. Por meio da arte, expressão artística e suas diversas linguagens não-verbais (pintura, desenho, música, teatro, escultura), livres por natureza, é possível entender crianças e jovens, e conscientizá-los de que eles têm uma voz que merece ser ouvida.
Nesse sentido, no Marista Roque, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver a criatividade e os seus talentos por meio das atividades realizadas pelo Departamento de Educação Artística e Cultura (Deac). Teatro, Dança, Coral Infantil, Vocal Juvenil e Instrumental estão entre as modalidades oferecidas para que os alunos possam se expressar artisticamente. Ao longo do ano, os resultados do trabalho realizado são apresentados em eventos, como os espetáculos de Páscoa e Natal, e participações em atividades do Colégio e de outras unidades maristas.
Por que ensinar Educação Artística e Cultura?
O ensino de artes permite entender a sociedade e o reflexo direto do tempo em que foi criada. Por meio dela, é possível situar a história e até mesmo compreender o que se passava em determinado período. Assim, de uma forma subjetiva e ao mesmo tempo objetiva, é possível trabalhar uma série de outros temas relacionados às disciplinas do currículo básico, enriquecendo a aprendizagem.
O ensino de artes renova os aspectos da vida. A arte implica em utilizar competências cognitivas, sociais, motoras, dentre outras, para alterar e recombinar esses aspectos como um todo, pois, para criar, é necessário sentir a plenitude do ser e suas intensas e frequentes mudanças.
Além disso, a arte permite encontrar o belo em qualquer lugar que seja: na singularidade ou no que é considerado fora do padrão estético. Com essa consciência, o estudante se torna mais inclusivo no sentido de aceitar o que é diferente, se abrindo à diversidade e se tornando um cidadão crítico e participativo.
Competências e habilidades
A arte tem, ainda, o importante papel de impactar as pessoas, incluindo a história e os diferentes sistemas culturais. No ambiente escolar, esse impacto é responsável por gerar uma série de benefícios aos estudantes, como mudanças positivas no comportamento, diminuir o nível de estresse e ansiedade e, ao mesmo tempo, aumentar a autoestima e autopercepção. Além do mais, atividades artísticas estimulam a capacidade de concentração e de organização lógica do pensamento abstrato, levando a novos e positivos hábitos de estudo.