APRENDER BRINCANDO
Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socialização, a cooperação e a solidariedade.
Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.
DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.
Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.
DIFERENCIAIS
Projetos pedagógicos
Metodologia aplicada desde a Classe Bebê, instigando o protagonismo e a investigação por meio de pesquisas, observações, levantamento de hipóteses e análises. São ações fundamentais para o desenvolvimento integral da criança.
Ambientes que inspiram aprendizagem
Salas de aula organizadas por territórios dinâmicos que provocam a apropriação e a interação da criança com o mundo que a cerca, bem como o desenvolvimento das múltiplas linguagens.
Classe Bebê
As vivências desenvolvidas são carregadas de intencionalidade e vislumbram as primeiras experiências das crianças. Propostas planejadas que, além de oferecem o contato com diferentes materialidades, promovem a socialização e o desenvolvimento das infâncias.
Adaptação escolar
O projeto envolve ações que visam o bem-estar, a segurança, a confiança e a tranquilidade dos estudantes e famílias. As iniciativas são realizadas antes mesmo do primeiro dia de aula, a fim acolher os estudantes para o início do ano letivo.