Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Educação Infantil

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​APRENDER BRINCANDO

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socia​lização,​ a cooperação e a solidariedade.​​

​Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.​

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​​​

DIFERENCIAIS

Projetos pedagógicos

Metodologia aplicada desde a Classe Bebê, instigando o protagonismo e a investigação por meio de pesquisas, observações, levantamento de hipóteses e análises. São ações fundamentais para o desenvolvimento integral da criança.

Ambientes que inspiram aprendizagem

Salas de aula organizadas por territórios dinâmicos que provocam a apropriação e a interação da criança com o mundo que a cerca, bem como o desenvolvimento das múltiplas linguagens.

Classe Bebê

As vivências desenvolvidas são carregadas de intencionalidade e vislumbram as primeiras experiências das crianças. Propostas planejadas que, além de oferecem o contato com diferentes materialidades, promovem a socialização e o desenvolvimento das infâncias. ​

Adaptação escolar

O projeto envolve ações que visam o bem-estar, a segurança, a confiança e a tranquilidade dos estudantes e famílias. As iniciativas são realizadas antes mesmo do primeiro dia de aula, a fim acolher os estudantes para o início do ano letivo.