FUTURO EM MOVIMENTO
Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.
Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.
Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.
Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.
MATRIZES CURRICULARES
Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.
Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
DIFERENCIAIS
Iniciação científica
É um projeto exclusivo adaptado para a educação básica, fornecendo recursos para aperfeiçoar o processo de aquisição do conhecimento, contribuindo para um espírito crítico e investigativo.
Novo Ensino Médio Marista
Projeto personalizado que incentiva o protagonismo e a autonomia na construção de experiências significativas para o projeto de vida do estudante, a fim de promover a sua formação integral.
Marista Mais +
Projeto extracurricular que busca atender as necessidades e expectativas dos estudantes de 3º ano do Ensino Médio com a proposição de ações que aprimorem, intensifiquem e preparem os estudantes para as avaliações externas.
Projeto Pensando no Futuro
Incentivamos o estudante a refletir sobre suas escolhas pessoais e profissionais por meio da realização de atividades práticas de autoconhecimento e integração. Paralelamente, o projeto de orientação profissional contempla testes vocacionais, palestras e visitas a universidades.
NOVO ENSINO MÉDIO
Com o Novo Ensino Médio, os estudantes vivenciam uma rotina escolar
que potencializa o protagonismo juvenil, tendo a oportunidade de
aprofundar assuntos de seu interesse. Ou seja, além de estudar os
componentes curriculares já previstos nas quatro áreas do conhecimento
– Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, eles poderão
escolher percursos com os quais se identificam, conectando diversos saberes
com as realidades das juventudes contemporâneas.
Conheça os nossos Percursos Investigativos:
Ciências da Saúde e da Vida
A linha formativa de Ciências da Saúde e da Vida abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Neste itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico no desenvolvimento da vida e da saúde.
Área Referência: Ciências da Natureza | Área de interface: Ciências Humanas
Cultura digital
A linha formativa de Cultura digital aborda a relação entre a humanidade e as tecnologias digitais, discutindo e problematizando a construção de uma nova cultura (cibercultura)por meio de diferentes linguagens, múltiplas interações e uma experiência de imersão. Conceitos como: comunicação, identidade, dados, informação, privacidade, design, culturas, espaços serão desenvolvidos na elaboração de projetos e prototipações criativas e inovadoras.
Áreas combinadas: Ciências Humanas e Linguagens
Educação Financeira
A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, a linha formativa de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras em diálogo com o mundo do trabalho e à gestão de iniciativas empreendedoras.
Área Referência: Matemática | Área de interface: Ciências da Natureza
Tecnologias e Sociedade: Sistemas e processos
A linha formativa Tecnologias e Sociedade visa articular conceitos relacionados à projeção, ao desenvolvimento, à construção e à análise de soluções que auxiliem, facilitem e transformem a vida das pessoas e da sociedade por meio do estudo das Tecnologias, Engenharias e Matemática. Nesse sentido, os diferentes métodos científicos e/ou empíricos, possibilitarão a busca de soluções e a tomada de decisão frente às questões socioculturais, ambientais, de saúde pública e econômicas.
Áreas combinadas: Ciências da Natureza e Matemática