É parte importante da trajetória escolar de todo estudante, o processo de alfabetização e letramento. Para eles, esse marco significa novas descobertas. Para os pais, representa expectativa. E para os educadores, contempla novas perspectivas de aprendizagens.
No Colégio Marista Roque, esse processo é desenvolvido por meio de abordagens lúdicas e de elementos do cotidiano. Com o objetivo de tornar as crianças mais seguras para a escrita das primeiras palavras, os educadores proporcionam ações específicas, com o intuito de tornar leve e prazerosa a aprendizagem da alfabetização.
Nesse sentido, as crianças estimulam o raciocínio, comparam sons, divertem-se com rimas e aproximam-se do sistema alfabético, partindo do desenvolvimento da Consciência Fonológica. Durante o processo de alfabetização e letramento, as crianças elaboram suas hipóteses de escrita a partir das propostas que são realizadas em sala de aula, buscando elementos afetivos do contexto social e cultural em que vivem, para que a aprendizagem seja significativa e de acordo com a singularidade de cada um.
Parceria entre família e escola
O hábito de leitura dos pais ou responsáveis para e com as crianças incentiva e aguça nelas o desejo de compreender e se relacionar com o mundo letrado. A participação da família é muito importante para que a criança se sinta segura e pertencente a esse processo, pois é uma fase em que as crianças começam a ter responsabilidades que antes não tinham.
Esse apoio é muito importante, porque a criança leva para casa muito daquilo que ela aprende no Colégio e, da mesma forma, traz de casa aquilo sobre o que ela conversa em família. A parceria entre família e escola é uma das nossas premissas e está entre os diferenciais da educação marista.
A escola tem o compromisso de promover situações de ensino e aprendizagem significativas, que estimulem a alfabetização e o letramento de maneira prazerosa e potente. Da mesma forma, a família exerce um papel fundamental nesse processo. Além de acompanhar diariamente o desenvolvimento das crianças, podem construir um espaço de estudo em casa, que estimule a leitura e escrita, possibilitando autonomia e protagonismo na aprendizagem.