Navegar para Cima

Notícias

Elementos naturais que proporcionam descobertas

29/11/2019
Nosso jeito de educar
Crianças da Classe Bebê têm a autonomia e a experimentação estimuladas em atividades ao ar livre

​No Colégio Marista Roque, estimulamos as potencialidades de cada criança, através de brincadeiras, trocas e vivências, garantindo os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil. Além disso, incentivamos o cuidado e valorizamos o processo de ensino e aprendizagem das crianças, por meio de uma formação integral desde os primeiros anos de vida.

Exemplo disso são as atividades realizadas pela Classe Bebê, mediante o contato com os elementos da natureza, promovendo a identificação de seus significados e criando novas relações. Acreditamos que este cenário favorece uma linguagem integrada, envolvendo os mais variados sentidos e associações do cotidiano.

Brincar e (re) inventar

Nossas propostas são planejadas cuidadosamente para que as crianças possam se desafiar, despertando a sua própria autonomia. Assim, os educadores preparam espaços brincantes, a fim de provocar descobertas e ampliar o repertório infantil em relação aos elementos da natureza. Com a proposta das Bandejas de Experimentação, por exemplo, as crianças da Classe Bebê investigaram, experimentaram e misturaram diferentes texturas.

“Para que a capacidade de criar seja despertada, é preciso oferecer a elas um contexto que promova essa possibilidade de aprendizagem. Acreditamos que o toque com as mãos é um fator muito importante, pois desperta o conhecimento do corpo e produz sensações através do encontro com o material trabalhado", destaca a professora Diane Bitencourt Cerentini.

Para a educadora, a ideia surgiu a partir da curiosidade apresentada pelas próprias crianças em relação aos materiais não contáveis, como a farinha. Dessa maneira, foram inseridos na atividade objetos estratégicos como funis, forminhas e colheres de medidas, com o objetivo de desenvolver noções de formas, tamanhos e quantidades. “A princípio, poderíamos nos enganar e julgar tais movimentos como 'bagunça'. Mas aqui, valorizamos a criatividade e a expressão da criança, que se evidencia especialmente durante as infâncias", explica Diane.​


Para saber mais sobre os diferenciais da nossa Educação Infantil, acesse aqui.​​