Você já imaginou como seria ter seus avós participando da sua aula online? Foi isso que aconteceu, na última semana, com as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental do Marista Roque. Com o intuito de unir a história de Cachoeira do Sul às brincadeiras antigas, as professoras das turmas 131 e 132, Flávia Drews e Jocelaine Saint Pierre, respectivamente, propuseram aos estudantes e seus avós uma experiência diferente e divertida.
“Hoje em dia, as crianças estão muito conectadas a brinquedos eletrônicos. Por isso, tivemos a ideia de resgatar as brincadeiras antigas, através dos relatos dos próprios avós, já que a tecnologia não fazia parte das infâncias naquela época", conta Jocelaine.
História de Cachoeira do Sul
Aproveitando a temática, as professoras inseriram no diálogo online o assunto trabalhado nas aulas de História e Geografia, e pediram para os avós contarem como era a cidade na época da sua infância. “Essa noção de tempo ajudou os estudantes a entenderem porque certas brincadeiras faziam sentido naquele contexto", disse.
Além de responderem diversas perguntas que surgiram no decorrer da live, os avós destacaram pontos importantes sobre as transformações cotidianas que puderam presenciar ao longo destes anos. Durante o diálogo, eles falaram sobre o comércio, as estradas, a infraestrutura, o trânsito, as escolas e a evolução do município.
“Vocês, que hoje são estudantes, serão os responsáveis pela conservação da cidade e pelo futuro desenvolvimento de Cachoeira", afirmou um avô. “Tínhamos uma vida muito boa e tranquila. A maior diversão, naquela época, era o entretenimento em família, como passear nas praças e ir ao cinema", disse outra avó.
Após a live, os estudantes foram convidados a realizar uma produção textual sobre a experiência de ouvirem as histórias de seus familiares. “Nosso intuito também foi resgatar o laço e o vínculo dos netos com os avós. Foi uma oportunidade em que eles puderam questionar curiosidades que tinham sobre a cidade e as mudanças que aconteceram ao longo dos anos", destaca a professora Flávia.