Navegar para Cima

Projetos

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Como forma de acolhê-los em sua integralidade, oportunizamos um importante espaço de protagonismo em ações que instigam instigam o diálogo, a escuta e a busca por conhecimento.

​​​​​​

Contribuir na formação de crianças e adolescentes em suas mais diversas potencialidades é uma das premissas do Colégio Marista Roque. Aqui, incentivamos nossos estudantes a construírem seus projetos de vida, compreendendo e valorizando todas as suas dimensões – seja ela psicoafetiva, psicossocial, política, espiritual ou técnica.

Como forma de acolhê-los em sua integralidade, oportunizamos um importante espaço de protagonismo em ações que contemplam desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Nesse sentido, as crianças do Nível 3A e Nível 3B constroem juntas, no início de cada ano letivo, projetos que instigam o diálogo, a escuta e a busca por conhecimento.

Para iniciar este ano – e já contribuir para uma melhor adaptação das crianças ao convívio escolar, a temática escolhida aborda os sentimentos, as emoções e os conflitos. Para a direção do Colégio Marista Roque, assuntos que envolvem a inteligência emocional têm sido cada vez mais relevantes. Um dos principais objetivos desse projeto é incentivar que as crianças consigam observar, refletir e lidar com o que estão sentindo. Para isso, serão proporcionadas iniciativas para que elas possam conhecer e experenciar as suas próprias emoções. 

Impactos positivos

Dessa forma, o projeto visa fortalecer o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, respeitando o que as crianças trazem dentro de si e como elas reagem às situações em que são expostas. Conforme as professoras, lidar com sentimentos e frustrações pode ser ainda mais desafiador para os pequenos, pois estão passando por seus processos de autoconhecimento.

“Uma criança que, ao longo da sua trajetória vai desenvolvendo a sua inteligência emocional, apresenta impactos muito positivos, pois será um adulto mais autoconfiante, resiliente, capaz de canalizar os seus impulsos, tendo maior harmonia nas suas relações", afirma a professora Lidiane Rodrigues.

Uma das maneiras lúdicas e divertidas de ajudar as crianças nessa importante tarefa são os jogos em grupo. Nesse sentido, as professoras desenvolveram o Jogo dos Sentimentos, que propõe dinâmicas interativas para as crianças em um percurso cheio de e emoções.

Além disso, também estão sendo utilizados os recursos da contação de histórias, com o livro “Pedro vira porco-espinho", de Janaina Tokitaka. A obra retrata a história de um menino que gosta de brincar com os amigos, de dinossauro e de ganhar carinho. Mas, quando é contrariado ou algo não lhe agrada, ele vira um porco-espinho; ficando muito bravo e arisco. Através desta história, as crianças foram provocadas a pensar na forma como elas reagem e enfrentam as adversidades. ​