Navegar para Cima

Atividades Complementares

Bateria

A Educação Musical

Quando falamos em experiências com música, na Educação Básica, a primeira imagem que costuma surgir em nosso pensamento é a de um grupo de crianças ou adolescentes repetindo as ações do educador, ou seja, apenas reproduzindo o que lhe é mostrado. O conhecimento do universo sonoro enriquece o repertório cultural dos estudantes quando bem afinado com o processo de ensino e aprendizagem.

Sabemos que os sons, as melodias, as cantigas e até mesmo o silêncio geram diferentes percepções e possibilitam um mundo de descobertas. Por meio da música e das variadas sonoridades presentes no cotidiano, as crianças e jovens se apropriam de valores, significações e símbolos que fazem parte de seus contextos sociais e de suas culturas. Nesse sentido, a prática musical desenvolvida dentro da escola deve ir além das tradicionais repetições de sons e acordes, com atividades que promovam a expressão individual e coletiva, a escuta e a autonomia.


_DSC7190.jpg


Bateria

Os estudantes terão a chance de aprender os fundamentos da bateria, explorar diversos estilos musicais e desenvolver sua própria compreensão musical, a coordenação motora e a habilidade de trabalhar em conjunto com outros músicos. A bateria é uma forma emocionante de expressão criativa, permitindo que os alunos desenvolvam um estilo único de tocar, ajudando no desenvolvimento de habilidades mentais essenciais. ​​


Música também ajuda no desenvolvimento 

Quem canta seus males espanta? Para os pesquisadores, muito mais do que isso. A música é considerada um apoio para o desenvolvimento motor e cognitivo, algo fundamental a ser trabalhado nas escolas. 

As atividades musicais podem desenvolver a coordenação motora, o raciocínio, a expressividade a sensibilidade e a capacidade de trabalhar em grupo.

“Ao executar atividades de práticas musicais, o cérebro realiza inúmeras sinapses que interagem com diversas seções do campo neural, estimulando a comunicação entre essas áreas – o que contribui para o desenvolvimento de outros componentes curriculares."

– Estêvão Neves (Professor de música do Colégio Marista Rosário e regente da Orquestra Rosariense).

Segundo ele, pesquisadores comprovam a influência desses estímulos com o desenvolvimento da sintaxe linguística e o raciocínio lógico. Sem falar na criação de uma escuta ativa, concentrada.​