Navegar para Cima

Notícias

20 e-books gratuitos para celebrar o Dia Nacional da Leitura

08/10/2020
Cultura
Equipe da Biblioteca elaborou lista com obras para todos os níves de ensino

​​​​​Não é por acaso que o dia 12/10 é um dia especial: além de ser o Dia das Crianças e o dia de Nossa Senhora Aparecida, também celebramos o Dia Nacional da Leitura. A prática tem passado por mudanças com as possibilidades que a tecnologia oferece. Por isso, ler um livro impresso compete com outras fontes de informação e literatura como e-books, vídeos, jogos e áudios. A boa notícia é que o momento favorece o acesso fácil e sem custos a uma gama de materiais que podem ser fonte de muitos conhecimentos, se bem direcionados e aproveitados.​

Para ajudar as famílias e estudantes a garantir qualidade nas leituras, a equipe da Biblioteca indicou 20 e-books com dicas de histórias e conteúdos para todos os níveis de ensino.

Confira nossa lista: clique no título da obra para acesso e boa leitura!

Educação Infantil

Chuva choveu
​Coletânea de poesias que trabalha as brincadeiras tradicionais com humor e sensibilidade. Os versos retratam o jogo da Amarelinha, da brincadeira de Cabra-Cega, do Iô-iô, o Jogo da Velha ou a Corrida dos sacos, entre outras, que, aliadas às ilustrações, fazem deste livro uma obra indicada para meninos e meninas já iniciados na leitura.

Para que serve um livro?

Uma amorosa homenagem aos livros e à importância da leitura. Com humor e criatividade, cada dupla de páginas propõe uma situação e uma descoberta sobre a polivalência dos livros que, associada às ilustrações das cenas principais e secundárias, sempre divertidas, convida o leitor a pensar na finalidade da leitura em nossas vidas.

Bom dia, todas as cores ​
O camaleão queria a todos agradar. Mas será que isso pode funcionar? “Bom dia, Sol, bom dia, flores, bom dia, todas as cores!”. Esse é um conto com situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia.

​Anos Iniciais | 1º ano EF

O que é que tem no seu caminho?​
O que é que tem no seu caminho? Tem gente, tem ladeira, tem buzina? Padaria e jornaleiro na esquina? Este livro incentiva a criança a observar o mundo e se divertir durante o seu caminho diário.

Lá vai Balão
A partir de palavras que iniciam com a mesma sílaba, encontramos neste livro poemas que enfatizam a sonoridade da primeira sílaba de palavras, com humor e ritmo. A circularidade do texto provoca a leitura, proporcionando o interesse e levando os pequenos leitores em fase de alfabetização a muitas descobertas.

​Anos Iniciais | 2º ano EF

As três perguntas do Rei ​
A autora faz uma interessante viagem por um reino cujo rei busca ansiosamente a sabedoria. O livro incentiva, por meio das atitudes simples da vida, assumirmos nossa responsabilidade diante das coisas, para a valorização de atitudes positivas e para o protagonismo.

O caso do bolinho ​
Quando o bolinho redondinho vai rolando até sair para o quintal, vários animais da floresta o querem devorar. Com as repetições das ações e as boas lições, esta obra torna-se muito adequada para o leitor iniciante.

Anos Iniciais | 3º ano EF

As Aventuras De Wiraí
A rica tradição oral dos Tenetehara, povo indígena que habita regiões amazônicas, é representada aqui por um conto marcado pela beleza e sensibilidade. Transformada para o cordel, a história narra a trajetória do pequeno Wiraí que, depois de se perder da mãe em plena selva, recorre à ajuda nem sempre confiável dos animais da floresta para se salvar. Em uma jornada de perigos e aprendizados, o menino empreende a volta para casa.

O livro do riso do Menino Maluquinho: todas as piadas que as crianças ouviram ou contaram no último século​
Ziraldo está trabalhando há anos neste projeto: reunir todas as anedotas mais engraçadas, mais engraçadinhas, mais divertidas, mais inventadas do repertório infantil brasileiro (todas as que ele ouviu e contou desde menino) e criar um grande livro cheio de estímulo para a leitura. Aí juntando essa ideia com a mística do Menino Maluquinho, ele conseguiu alcançar dois objetivos: criar um livro inesquecível e fazer a criança descobrir a alegria que é unir os verbos e sorrir. Ou rir até doer a barriga.

Anos Iniciais | 4º e 5º ano EF

Histórias que um jabuti me contou ​​
Um livro com 18 historietas que vão do alegórico ao engraçado, de várias épocas e culturas - do folclore espanhol, francês, italiano, marroquino, vietnamita e brasileiro. Quirino, um jabuti muito experiente e sabido, conhece de cor e salteado lendas, fábulas e parábolas do mundo todo. Ao ouvir sobre as aventuras, descobertas e inusitadas situações contadas pelo jabuti, o menino Tiago - e o leitor - vai conhecer uma tartaruga vaidosa, um ganso generoso, um sapo impaciente, uma onça meio bobona, um corvo tagarela, uma cobra encantada e um boi comilão.

No meio da bicharada – Histórias de bichos do Brasil ​
Onze histórias fazem parte de um rico fabulário criado por diferentes povos indígenas do Brasil que, como Esopo e La Fontaine, adaptavam na voz e no comportamento dos animais, importantes lições de vida para suas crianças.

O fabuloso professor Fritz e a menina das pétalas amarelas ​
O fabuloso professor doutor Fritz Rasbundel é um pesquisador importantíssimo, seu único problema é a palavra solta, síndrome que afeta sua comunicação a tal ponto que ninguém entende o que ele fala! Certo dia, porém, ele conhece uma garotinha intrigante, com um problema mais intrigante ainda e, como sábio homem da ciência, ele assume a missão de solucionar esse caso tão surpreendente. Afinal, "os vapores fazem as pochetes criar cotovelos quando saem do porta-luvas."

Anos Finais | 6º e 7º ano EF

Histórias de antigamente ​
Hoje é difícil imaginar a vida sem geladeira, televisão ou carro. A autora Patricia Auerbach, sempre muito curiosa, gostava de ouvir as histórias dos seus antepassados, que viveram num tempo muito diferente dos dias de hoje. No livro, ela compartilha alguns desses causos engraçados e conta a história dessas grandes invenções.

Os Lohip-Hopbatos em a guerra da Rua dos Siamipês​
Nada a não ser a árvore mais legal da rua poderia fazer com que a turma dos Lobatos e a turma dos Hip-Hop se unissem. Pois é, esses dois grupos arquirrivais tiveram de juntar forças para bolar um plano infalível contra a instalação de um anúncio luminoso bem no lugar daquela árvore com tanta história, e a solução que encontraram foi realmente criativa!

Anos Finais | 8º e 9º ano EF

Hamlet: Shakespeare para jovens curiosos
Um guia que conduz o leitor em uma jornada irresistível pelo universo shakespeariano e por um dos textos mais importantes da nossa cultura. O premiado escritor Rodrigo Lacerda não apenas reconta a história do príncipe Hamlet, tal qual Shakespeare a escreveu, mas põe o leitor em contato direto com a força e a beleza da poesia do bardo inglês. Muito mais que uma simples adaptação, o que temos é, de fato, um guia para Hamlet.

Livro das simpatias
Se tem um gênero textual que todo mundo conhece no Brasil é a simpatia. Já pensou encontrar sua sereia, seu príncipe encantado ou ganhar bastante dinheiro apenas pondo em prática uma espécie de receita? Ao fazê-las, tudo é possível. Para Antonio Barreto, “simpatia e poesia são a mesma coisa. Se uma ajuda (com a esperança) a curar os males do corpo, a outra ajuda (com a fantasia) a curar os males da alma. E a fantasia, por ser poética, é apenas uma greta de porta pela qual a verdade passa assobiando”. Nesta obra, o autor emprega diversos recursos literários para surpreender o leitor com simpatias poéticas, num jogo ficcional que flerta com nosso folclore e nossa tradição oral e escrita.

Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil​ 
Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras.

Ensino Médio

A história do mundo para quem tem pressa: mais de 5 mil anos de história resumidos em 200 páginas​

Um livro essencial para quem é fascinado pela história do mundo. É um desafio e tanto resumir mais de cinco mil anos de história em apenas 200 páginas, mas é exatamente isso o que este audacioso livro conseguiu. A história do mundo para quem tem pressa permite que o leitor compreenda a interconexão do tempo e dos acontecimentos. Finalmente, uma síntese da história que não deixa pedra sobre pedra e nos ensina como o mundo moderno se tornou o que é. 

Cachorro Velho ​
Por toda a vida, Cachorro Velho foi escravo no engenho de açúcar do patrão. Seu corpo está velho e cansado, sua mente se perde frequentemente em recordações. Às vezes ele até imagina a própria morte, ou pelo menos o que significa estar longe, muito longe. Então, a velha escrava Beira lhe propõe ajudar Aísa, uma menina de dez anos, a fugir.

O amanhã não está à venda 
As reflexões de um de nossos maiores pensadores indígenas sobre a pandemia que parou o mundo. Há vários séculos que os povos indígenas do Brasil enfrentam bravamente ameaças que podem levá-los à aniquilação total e, diante de condições extremamente adversas, reinventam seu cotidiano e suas comunidades. Quando a pandemia da Covid-19 obriga o mundo a reconsiderar seu estilo de vida, o pensamento de Ailton Krenak emerge com lucidez e pertinência ainda mais impactantes. 

Saiba mais sobre as datas:

Dia Nacional da Leitura

O Dia Nacional da Leitura foi instituído por meio da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil. O objetivo é incentivar a prática da leitura entre crianças, jovens e adultos. A leitura é essencial para a formação do senso crítico, estimulando a criatividade, imaginação e enriquecendo o vocabulário dos leitores.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o Unicef oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças ocorreu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. ​

Fonte: Brasil Escola​

Dia de Nossa Senhora Aparecida

O feriado de 12 de outubro tem uma razão religiosa para existir, dentro da tradição católica brasileira: para a Igreja, a data é dedicada a Nossa Senhora Aparecida, santa considerada a padroeira do Brasil.

​Nossa Senhora Aparecida é o nome que acabou sendo dado a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita ​de terracota, 36 centímetros de altura e 2,5 quilos, que teria sido encontrada em outubro de 1717, por três pescadores no Rio Paraíba do Sul em São Paulo.​

Fonte: BBC News - Brasil