Promovida pela Associação
Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), a premiação é uma das mais
importantes do país na área de Gestão de Pessoas, e reconhece profissionais e
empresas que valorizam o ser humano como diferencial para o crescimento das
instituições. Há cerca de duas décadas, o prêmio reconhece boas práticas para
inspirar empresas a implementar boas ideias na área da responsabilidade social
e valorizar o trabalho de seus colaboradores.
Case Media training para
porta-vozes do Colégio Marista Rosário
Preparar os porta-vozes de uma
instituição para se relacionar de maneira adequada com a imprensa requer a
realização constante de formações sobre técnicas e habilidades comunicacionais.
Por isso, o Colégio Marista Rosário realiza, desde 2015, o media training com
seus educadores.
A formação aposta no preparo de
fontes para contribuir com a qualidade do jornalismo e das informações que
chegarão ao público e à sociedade.
Segundo o vice-diretor
administrativo da escola, Maurício Erthal, o media training, que é realizado
internamente e de forma orgânica, objetiva desenvolver pessoas e potencializar
estrategicamente a assessoria de imprensa.
A cada nova edição planejada pela
equipe de Comunicação do Colégio, algumas adaptações foram realizadas. A
primeira formação ocorreu em junho de 2015 e contou com uma palestrante, duas
oficinas e atividades práticas com entrevistas filmadas. A segunda edição, em
2017, teve três palestrantes externos, oficina de expressão corporal e
exercício de entrevista em grupo, além de entrevistas individuais. Em 2019, o
público foi ampliado e foram incluídos professores, que participaram de parte
teórica e prática. Além disso, os educadores que já tinham participado de
outras edições gravaram entrevistas no estúdio da PUCRS. Em 2020, em função da
pandemia, a formação não ocorreu, e em 2021 pela primeira vez, foi realizada no
formato totalmente online.
“Anualmente buscamos uma
programação diversificada com profissionais que contribuam significativamente
para a formação e que atendam à expectativa do nosso público”, explica a
Supervisora de Comunicação, Patrícia dos Santos.
A instituição comemora os
resultados: ao longo dos anos, o número de participantes mais do que dobrou, e
a avaliação dos participantes apresentou altos índices de aprovação, fazendo
com que o treinamento conquistasse um lugar fixo no calendário anual da escola.
Além disso, a clipagem mostra que o Colégio é constantemente procurado pela
imprensa, mostrando que seus porta-vozes são fontes confiáveis.
Reconhecimento em Rede
Além desse projeto, outros quatro
cases maristas foram premiados na mesma categoria. A área de Desenvolvimento
Organizacional da Estrutura Executiva dos Colégios e Unidades Sociais da Rede
Marista foi vencedora com a iniciativa Programa de Desenvolvimento de
Lideranças Maristas: Caminhos estratégicos na missão e gestão. Já a Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) foi agraciada pelas
iniciativas Quarentena + feliz e Jeito PUCRS de Acolher e Servir, enquanto o
Hospital São Lucas da PUCRS foi vencedor com o projeto Viver Bem HSL.
Confira o histórico dos
prêmios da ABRH-RS recebidos pelo Colégio
2021 - Top Ser Humano ABRH-RS |
Media Training para porta-vozes do Colégio Marista Rosário
2016 - Top Ser Humano ABRH-RS |
Comunicação Interna: fortalecendo o sentimento de pertença no Colégio Marista
Rosário
2014 - Prêmio Nacional ABRH | Top
Ser Humano 2014 Oswaldo Checchia, na categoria Desenvolvimento
Sustentável e Responsabilidade Social/Organização Cidadã, com o case Grupo de
Voluntariado.
2013 - Top Ser Humano ABRH-RS | O
programa Incentivando e valorizando o Educador
2013 - Top Cidadania ABRH-RS |
Grupo de Voluntariado do Colégio Marista Rosário