A fim de esclarecer os principais questionamentos das famílias sobre as aulas online, convidamos educadores do Colégio para responderem algumas dúvidas. Para fazer esse levantamento, realizamos uma enquete na página do Instagram do nosso mascote, Periquito Rosariense. Confira abaixo:
• Meu filho está realmente aprendendo? (72% das famílias indicaram ter essa dúvida por meio da enquete)
Sim, os estudantes estão aprendendo. A escola tem proposto diversas estratégias para desenvolver a aprendizagem e acompanhar o processo neste ensino remoto: as interações virtuais com a professora, as entregas das atividades via Marista Virtual 3.0, a realização de propostas durante os momentos síncronos, a utilização de diferentes ferramentas (games e plataformas), além das atividades assíncronas para que o estudante realize com autonomia e exercite os hábitos de estudo em sua rotina. Todas essas ações proporcionam ao educador a possibilidade de perceber e acompanhar se o estudante está desenvolvendo as habilidades propostas, de acordo com as Matrizes Curriculares Maristas, além de intervir com novas proposições e estratégias, caso seja necessário.
• Meu filho vai ser alfabetizado mesmo a distância? (60% das famílias indicaram ter essa dúvida por meio da enquete)
Sim, a alfabetização é efetiva também na forma remota. As diferentes estratégias planejadas para este formato de ensino, o permanente acompanhamento de professores especialistas na área, as abordagens diferenciadas para atender as necessidades dos estudantes e a intervenção e mediação reflexiva com os colegas e professores durante as aulas garantem o desenvolvimento de tal habilidade, que precisa ser respeitada no tempo e individualidade de cada estudante.
• As lacunas de aprendizagem do meu filho serão retomadas? (88% das famílias indicaram ter essa dúvida por meio da enquete)
A escola possui um Plano de Trabalho elaborado pelos professores que, partindo da Matriz Curricular Marista, é integrado e alinhado entre os anos e segmentos. A construção coletiva deste planejamento possibilita a continuidade das propostas e contempla as adequações necessárias para suprir e retomar possíveis lacunas de aprendizagem. Esse planejamento trimestral e anual é acompanhado pela Coordenação Pedagógica, que o valida juntamente com os educadores.
Perguntas que recebemos das famílias:
• Como sei o status de envio de trabalho do meu filho?
No Marista Virtual 3.0 fica visível quando o trabalho é publicado, com informações de data e horário da postagem. Além disso, na parte superior direita do local de publicação, fica aparente um ícone na cor verde após o envio.
• Por quanto tempo as aulas ficam gravadas?
As aulas ficam disponíveis durante o ano letivo na turma virtual dos estudantes. Após, permanecem salvas no Microsoft Stream, app vinculado ao Office 365.
• Como enfrentar o ensino remoto com crianças da Educação Infantil – Nível 1?
O ensino remoto para crianças de Nível 1 é algo que nos faz refletir muito durante todo o processo, pois sabemos que esta é a primeira percepção da criança em relação a escola, portanto é importante criarmos boas memórias afetivas.
As atividades remotas vêm para auxiliar a manutenção do vínculo entre a escola, os estudantes e suas famílias, bem como com seus pares, por meio de vivências quando irão experimentar e criar, se expressando e compartilhando, juntos, suas experiências.
Trazemos a palavra “juntos” destacada, porque no Nível 1 as famílias estão acompanhando os seus filhos e necessitam efetivamente estar presentes, estimulando a participação nas experiências pedagógicas propostas pela professora para que o engajamento de cada criança aconteça.
Acreditamos que família e escola devem estar em parceira, caminhando juntas, sendo aliadas para potencializar as aprendizagens das crianças. Nas aulas online, essas aprendizagens ocorrem por meio das brincadeiras, contação de histórias, experimentação com tintas, papeis coloridos, massa de modelar, enfim, atividades que auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo.
Para auxiliar neste processo de crescimento, que ocorre de maneira diferente para cada criança, a família pode organizar um espaço para a realização das atividades, onde a criança esteja sentada confortavelmente e tenha próxima a si os materiais solicitados. Além disso, é importante professores e família estarem atentos a participação da criança e respeitarem seu tempo de concentração frente à tela, incentivando-o aos poucos a permanecerem conectados, o maior tempo possível, durante todo o tempo de aula.
Os questionamentos presentes nesta matéria foram respondidos pelas coordenadoras pedagógicas Glauce Bencke, Caroline Garziera e Vanessa Riva e pela orientadora educacional da Educação Infantil, Silvia Crestani. Ressaltamos que não existem regras prontas a serem seguidas pelas famílias, que cada criança é única e cada caso deve ser analisado na sua singularidade.
Nesse período, o diálogo é palavra-chave, por isso a equipe de Coordenação Pedagógica, bem como cada professora, está à disposição para acolher a todos e pensar juntos em estratégias para o melhor aproveitamento das atividades pelas crianças. Em caso de dúvidas, peça ajuda do Colégio ou contate o setor que tiver interesse em dialogar. Os contatos de cada nível de ensino estão disponíveis no Guia Escolar, disponível aqui.
Quer saber mais?
Confira a primeira matéria sobre dúvidas das famílias publicada no dia 10 de março que responde: Como posso cuidar do emocional do meu filho frente ao ensino remoto?, Como ajudar meu filho para que ele aceite ficar por tanto tempo em frente ao computador durante as aulas online? e Meu filho vai construir vínculo com professores e colegas? Clique aqui para ler.