Assim como as aulas, as atividades escoteiras, marcadas pelo contato com a natureza e a vida ao ar livre, também tiveram que ser adaptadas ao contexto da pandemia, sendo realizadas de forma virtual desde março. Com o distanciamento social, as saídas de campo deram espaço a encontros online e as ações de solidariedade ganharam força para ajudar quem mais precisa.
Há três anos no Grupo Escoteiro Tupã-Ci no Ramo Lobinho, destinado a crianças de 6,5 a 10 anos de idade, a estudante do 4º ano do Ensino Fundamental do Marista Rosário, Érica R., sente falta da proximidade com os colegas e chefes, mas a realização de atividades pela internet tem servido para atenuar a saudade. “Eu estou gostando porque a gente pode ter contato com outros chefes e lobinhos. Eu acho que todos estão se esforçando bastante para fazer as coisas porque na Segunda Caçada Nacional, as equipes estão produzindo vídeos, fotos e vários materiais”, afirma.
A lobinha, como são chamadas as crianças que participam do grupo, destaca ainda o acampamento online, em que as crianças se encontraram e tiveram atividades virtuais durante todo o dia, à noite e na manhã seguinte.
Para minimizar a distância, os Escotistas, que são os adultos voluntários que ministram as atividades para as crianças, também encontraram uma forma de incentivar a realização de atividades offline, com a entrega de um kit com recordações e materiais para jogos (foto). Tudo feito respeitando as orientações para preservar a saúde de todos.
Fazer o bem
Desde o início da pandemia, o grupo também está envolvido em diversas ações sociais como doação de 300 cestas básicas para o Centro Social Marista Aparecida das Águas, na Ilha Grande dos Marinheiros, 500 peças de roupa arrecadadas em Campanha do Agasalho no formato drive-thru, distribuição de faceshields confeccionadas na impressora 3D do Colégio ao comércio local e auxílio na compra de materiais limpeza, devido à enchente na Ilha Grande dos Marinheiros.
Atualmente, estão engajados na campanha de arrecadação de ingredientes para a produção de pães no Centro Social Marista Santa Isabel (CEMASI), da Vila Safira, em Porto Alegre.
78 anos de atuação no Marista Rosário
O Movimento Escoteiro, criado na Inglaterra em 1907 pelo General Inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, iniciou suas atividades no Colégio Marista Rosário no ano de 1941, quando em 4 de novembro foi fundado pelo então professor Malomar Lund Edelweiss, o Grupo Escoteiro Tupã-Ci.
O Tupã-Ci se mantém ativo ao longo dos anos, procurando fazer com que as crianças e jovens dos 7 aos 21 anos, assumam seu próprio desenvolvimento por meio do trabalho em equipe, serviço ao próximo e vida ao ar livre.
Você sabe o que significa Tupã-Ci?
“Tupãcí”, assim inicialmente escrito, significa “Mãe de Deus”, foi uma homenagem à Maria Santíssima, padroeira do Colégio Marista Rosário.