Atualização: novas definições sobre o coronavírus

13/03/2020
Aulas estão suspensas a partir de amanhã, 17/3

​​​​​​​​Atualizado em 17/3

Informamos que, diante da necessidade de intensificar ações preventivas ao novo coronavírus, o Colégio Marista Rosário suspenderá suas aulas por 14 dias a partir de  17/3. O retorno está previsto para 31/3, com possibilidade de prorrogação futura. Garantimos que os estudantes não serão prejudicados e que estamos avaliando a melhor maneira de retomar o calendário escolar após o período. Para garantir a manutenção do processo de ensino e aprendizagem durante a suspensão das aulas, enviaremos orientações complementares em relação à disponibilização de atividades para serem realizadas em casa.

Assim que tivermos novas definições, as famílias serão informadas imediatamente.

Enquanto maristas, temos a missão de cuidar de todos que circulam em nossos espaços. A decisão foi tomada a partir da orientação do Ministério da Saúde de evitar aglomerações. Embora o Colégio tenha mantido procedimentos diários de prevenção desde o surgimento do vírus no Brasil, entendemos que a diminuição da quantidade de pessoas convivendo nos mesmos ambientes é a forma mais efetiva de evitar a disseminação neste momento de aumento gradativo do número de casos.

Dessa forma, recomendamos também que estudantes e famílias se mantenham reclusos durante esse período, evitando compromissos sociais e profissionais, na medida do possível. Reiteramos que não há nenhum caso confirmado de infecção no Marista Rosário.

Seguimos à disposição e em constante diálogo com a nossa comunidade escolar.

Durante este período, o Colégio disponibilizará números dos setores para contato por WhatsApp. Dúvidas e questionamentos serão respondidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

Também informamos que o sistema da Biblioteca não irá contabilizar esses dias de suspensão e não haverá cobrança de multa para usuários que estão com livros do acervo.

Confira os números:

Geral: (51) 9 7401.9858

Central de Relacionamento: (51) 9 7400.1566

Secretaria: (51) 9 7401.4153

Tesouraria: (51) 9 7401.1156 ​

Importante: ​durante o período de suspensão das aulas, o contato com o Colégio deve ser feito exclusivamente por meio desses números.

Publicado em 5/3

Diante da preocupação com o novo Coronavírus (COVID-19) e confirmação dos primeiros casos no Brasil, reforçamos no Marista Rosário os cuidados sobre prevenção e manifestação de sintomas da doença. É essencial acompanhar as informações oficiais e atualizações diárias do Ministério da Saúde que podem ser conferidas aqui.​

Na​ comunidade escolar, salientamos as seguintes medidas:

• Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou utilizar álcool gel 70%. Obs.: o Colégio possui suportes com álcool gel nos locais de circulação como corredores e áreas comuns e em diferentes setores.

• Cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.

• Evitar tocar boca, nariz e olhos sem higienizar as mãos antes.

• Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres e garrafas d’água.

• Priorizar a ventilação natural de espaços fechados.

Lembrando que as ações descritas acima previnem o Covid-19 e outras inúmeras doenças. Quanto às medidas específicas tomadas recentemente, informamos que cartazes com orientações sobre o Coronavírus estão disponíveis nos murais bem como foram emitidos comunicados para famílias e educadores. Paralelamente, foi ampliado o acesso ao álcool gel com a instalação de mais 50 dispensers nos prédios A, B e C, e a higienização dos espaços comuns, das classes das salas de aula, catracas e elevadores está sendo realizada regularmente com álcool 70%. ​​​

Complementarmente, o tema tem sido abordado em sala de aula e no Laboratório de Ciências. Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, participaram de aulas sobre proteção e prevenção e transformaram álcool 70% líquido em gel, medida que integra a lista de cuidados recomendados pelos órgãos públicos.

• O que é o coronavírus?

A família de vírus coronavírus foi identificada primeiramente na década de 1960 e recebeu este nome porque foram encontradas, na sua superfície, espículas que le​mbram uma coroa (do latim, corona). Este novo vírus trata-se de uma variante do coronavírus, identificado após uma série de casos de infecção respiratória na cidade chinesa de Wuhan.​​

• Quais os sintomas?

Os sintomas incluem febre, tosse e dificuldade respiratória. Os infectados podem apresentar sintomas de infecção respiratória leve, como um resfriado comum, até síndromes respiratórias agudas graves, o que pode levar a insuficiência respiratória.

Conheça os fatos

Lembre-se de combater a desinformação e verificar antes compartilhar conteúdos. Sugestão de fontes: sites do Ministério da Saúde, do Hospital São Lucas e Hospital Albert Einstein.