Práticas
de autoconhecimento e autocuidado ajudam os estudantes a enfrentarem os
desafios de cada etapa da vida escolar. Especialmente no 6º ano do Ensino
Fundamental, momento em que os adolescentes dão início ao período intermediário
entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio, buscamos implementar aprendizagens e
metodologias que despertem o interesse do estudante, aliadas a atividades que
incentivem o seu protagonismo.
Um
exemplo de dinâmica realizada para estimular o desenvolvimento socioemocional é
o Diário do Cuidado, proposto pelas professoras de Filosofia, Fernanda de
Oliveira, e de Ensino Religioso, Grace Paula Barreto. Para desenvolvê-lo, os
estudantes receberam uma semente mágica que possui uma palavra que só é
revelada quando a planta cresce. As turmas foram convidadas a plantar a semente
e registrar o seu desenvolvimento.
A
ação pedagógica é fundamentada no Projeto Educativo Brasil Marista que
considera que a formação humana está baseada no princípio da
integralidade da pessoa. Essa abordagem considera que o ser humano é
constituído por múltiplas dimensões: psicoafetiva, psicossocial, política, espiritual
e técnica. Portanto, é preciso promover espaços de desenvolvimento da dimensão
socioemocional para os estudantes nos diferentes momentos de sua trajetória
escolar.
Tendo em vista esses fundamentos,
o Diário do Cuidado apresenta uma abordagem apropriada para os estudantes
trabalharem sobre sentimentos e refletirem sobre a sua forma de ser e estar no
mundo.
A
professora Fernanda de Oliveira conta que a proposta tem como objetivo
propiciar uma reflexão sobre o cuidado com a vida em todas as suas dimensões, a
partir do cultivo da semente. “Incentivamos os estudantes a pensarem sobre as
diferentes etapas da vida, o desenvolvimento, o tempo e o valor da vida,
trabalhando questões relacionadas ao projeto de vida de cada um, que é um
processo contínuo de construção e reconstrução. Tanto as sementes que brotaram
como aquelas que não brotaram foram objetos de análises, reflexões e
questionamentos”, observa.
Etapas
do cultivo
No
início de agosto, os estudantes receberam a semente durante o Drive-thru
do Projeto Cuidado realizado no estacionamento do Prédio B. A atividade,
inspirada em Divertidamente, animação da Disney que aborda o tema da
inteligência emocional de forma simples e didática, foi dividida em três ilhas
temáticas: Projetando o 2º semestre, Cultivando sentimentos, Solidariedade e
Cada um do seu jeito.
O
Diário do Cuidado foi construído em quatro etapas: a primeira consiste em
preparar um espaço para a semente, elaborando ou utilizando um vaso que deve
apresentar uma ideia de sustentabilidade – com materiais reciclados e/ou
reutilizados. A segunda em plantar e cultivar. Já a terceira etapa é o
florescer - ter uma terra de boa qualidade, um ambiente com luminosidade e
quantidade adequada de água propicia um bom ciclo vital e a quarta e última etapa
faz é o ponto de culminância da reflexão com o registro final da planta – tanto
para as sementes que floresceram como aquelas que não cresceram.
Para
finalizar o Diário do Cuidado os estudantes responderam à questão: “Conte-nos
sobre o período em que cuidou da sua semente e compare com a importância do
cuidado com a sua vida, com os seus sentimentos e sobre a ideia de lidar com
desafios como a planta não crescer de acordo com o esperado, não chegar ao
resultado dentro do tempo que você estimou, entre outros”. Em todas as etapas
os estudantes devem inserir uma imagem e responder à questão relacionada ao
objetivo da atividade.
Projeto
Cuidado
Buscando
proporcionar maior compreensão sobre as emoções, o Projeto Cuidado,
desenvolvido no 6º ano do Ensino Fundamental e que faz parte do Projeto
Convivendo, aborda a reflexão, o debate e a escuta sobre temas como
sentimentos, empatia e cooperação, visando o fortalecimento de vínculos sociais
e primando pelo cuidado, essencial na pedagogia marista.