O Colégio Marista Rosário retoma as atividades do Programa Bem Cuidar, que envolve temas relacionados à valorização da vida e a segurança da comunidade educativa. Durante o recesso escolar, mais de 200 educadores participaram de formação sobre a Lei Lucas (Lei Nº 13.722), que estabelece a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
A formação contou com aula teórica pela plataforma Teams, com o instrutor Eduardo Stoduto, que também é consultor nas áreas de saúde, prevenção contra incêndio e segurança do trabalho, e com quatro momentos presenciais de atividades práticas de primeiros socorros para diferentes grupos de educadores, com todos os cuidados que o momento requer.
Lançado em 2019, o programa envolve iniciativas de conscientização e formação da comunidade educativa e já contemplou a realização de cursos de primeiros socorros para educadores e estudantes com orientações teóricas e práticas, além da formação do grupo de brigadistas e criação de um plano de emergências, além de treinamentos de prevenção e combate a incêndios.
"Embora a Lei não tenha sido regulamentada ainda, mesmo vigente desde 2018, temos investido na formação e na capacitação de seus educadores, visando o bem-estar e o cuidado de todos aqueles que transitam, estudam ou trabalham neste espaço", ressalta o supervisor de serviços, Claiton Golzer.
O Colégio também instalou kits básicos equipados com atadura, conpressa, gazes, luvas e soro fisiológico nos espaços de circulação. Além destes, há kits completos que contêm aparelho pressão, atadura, bandaid, colar cervical regulável infantil, colar cervical regulável adulto, compressa, gazes, luvas, soro fisiológico, tesoura, termômetro, talas e torniquete. Conta ainda com dois Desfibriladores Automáticos Externo (DEA) e duas macas rígidas, posicionados em pontos estratégicos.