Intercâmbio como uma oportunidade de novos conhecimentos

24/01/2019
A estudante Laura Friedrich, do Ensino Médio, conta como é estudar na França

​​​No Marista Rosário, os estudantes do Ensino Médio podem participar do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

A estudante Laura Friedrich está realizando um período de intercâmbio na França e fez uma matéria relatando mais detalhes sobre essa experiência. Confira:

Por Laura Coelho Friedrich | 3º ano EM

Fazer uma parte do Ensino Médio no exterior e conhecer novas culturas e idiomas podem parecer ideias atrativas para muitos estudantes. A vontade de viajar para um país diferente e construir uma “nova vida" é algo que vem se tornando cada vez mais forte entre os jovens. A melhor opção para realizar esse sonho é um intercâmbio cultural e eu estou aqui para contar um pouco da minha experiência com esse programa,

Meu nome é Laura Coelho Friedrich, estudo no Marista Rosário desde o 9º ano do EF. Em agosto de 2018, quando estava na metade do 2º ano do EM, vim para a França, onde estou realizando o meu intercâmbio. No entanto, minha jornada começou ainda em 2017, quando iniciei o planejamento da viagem com uma agência de intercâmbios culturais. As opções de países são diversas e abrangem todos os continentes. No entanto, como eu já estudava o idioma Francês e a cultura do país me interessava bastante, eu escolhi a França.

Aqui, eu moro com uma família em Haute Avesnes, um pequeno vilarejo, no norte do país, que possui 400 habitantes. No entanto, minha escola fica em uma cidade um pouco maior, Arras, que possui mais de 40.000 habitantes e fica a 15 minutos da minha casa. Estudo em uma escola pública chamada Lycée Robespierre, destinada apenas ao Ensino Médio.

Frequento as aulas, faço as provas e deveres normalmente, assim como todos os meus colegas franceses. Atualmente, estou cursando o Première (equivalente ao 2º ano do EM no Brasil), que é o ano no qual os estudantes devem escolher uma área de especialização de seus estudos, tendo como opções as seções: L (literário), S (científico) ou ES (econômico e social). Minha escolha foi o L, no qual minhas matérias são: Francês, Literatura Francesa, Espanhol (havia as opções Espanhol ou Alemão), Inglês, Literatura Inglesa, Inglês Avançado (opcional), Ciências, Matemática, História-Geografia, Filosofia e Esporte.

Com exceção das aulas de línguas estrangeiras, todas as demais são em francês. Para mim, isso não foi um problema muito grande, uma vez que já estudava o Francês há quase dois anos antes de viajar. Porém, mesmo assim, no início, eu tinha algumas dificuldades de compreensão e também de pronúncia, que renderam umas boas piadas com meus amigos e família. Agora, depois de quatro meses imersa nesse idioma, posso dizer que sinto que fiz bastante progresso, por mais que ainda tenha um sotaque que evidencia que não sou nativa.

​​ Texto auxiliar da imagem

Laura está estudando na França desde agosto de 2018

Durante meu tempo aqui, meu nível de francês foi bastante elogiado por meus professores, amigos e familiares, o que me deixa muito feliz. Algo que me ajudou muito e que eu recomendo a todos que tentam aprender um idioma novo é começar a assistir vídeos, filmes, escutar músicas e podcasts no idioma, pois, assim, nossos ouvidos começam a se acostumar, melhorando nossa capacidade de compreensão e a qualidade da pronúncia. Apesar de eu já ter chego aqui com um bom nível no idioma, vários dos meus amigos que são intercambistas vieram para a França sabendo falar apenas o básico e estão aprendendo tudo aqui, o que não está sendo um problema para eles. Ou seja, não ter domínio do idioma, seja qual for, não deve ser um empecilho àqueles que desejam fazer um intercâmbio.

Minha estadia na França tem a duração de 11 meses, ou seja, voltarei ao Brasil no início de julho de 2019. As minhas notas daqui serão validadas pelo MEC (Ministério da Educação) e eu vou continuar meus estudos no Marista Rosário no 3º ano do EM.

Eu posso afirmar, com toda a certeza, que os ensinamentos e vivências que adquiri durante os meus anos estudando no Rosário foram extremamente importantes para me tornar uma pessoa mais preparada para um intercâmbio cultural, tanto no que diz respeito à preparação acadêmica necessária para estudar em um país diferente, quanto no que concerne estar apta a lidar com as situações enfrentadas no dia-a-dia de quem está completamente imerso em uma nova cultura.  Choques e diferenças culturais são inevitáveis, mas eu acredito fortemente que as minhas experiências na comunidade Marista me prepararam muito bem para lidar com eles.

Esta experiência está me proporcionando memórias e vivências inesquecíveis com amigos do mundo inteiro e uma família incrível. Por tudo isso e ainda muitos outros motivos, eu recomendo a todos aqueles que tiverem a oportunidade de realizar um Intercâmbio Cultural que o façam, tenho certeza que não irão se arrepender.​