Estão definidas as equipes vencedoras do Festival Marista de Robótica 2021, que reuniu estudantes e educandos de 11 unidades maristas em atividades on-line entre os dias 19/10 e 18/11. A partir do tema Engenharia da Empatia, os participantes foram desafiados a construir um robô físico que integrasse objetos técnicos e humanismo, sempre respeitando os três eixos da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Confira as equipes vencedoras:
Equipe - Categoria Iniciante | Premiação
| Equipe - Categoria Avançado |
Witchers | Marista Santo Ângelo | Pesquisa | Rebanho de Nerds 2.0 | Marista Rosário |
Under Control | Marista Pio XII | Design | Delta T | Marista São Francisco |
Tigers | Marista Santo Ângelo | Empreendedorismo | Os Guri do Cesmar | Cesmar |
ACME |Marista São Francisco | Engenharia | Curto Circuito |Marista Champagnat |
Cavalaria | Marista São Luís | Criatividade e Inovação | HAL 9000 |Marista Maria Imaculada |
Ghost Builders | Marista Ipanema | Impacto Social | Os Guri do Cesmar | Cesmar |
Cavalaria | Marista São Luís | Projeto Destaque | Rebanho de Nerds 2.0 | Marista Rosário |
Evento tradicional do nosso calendário, o Festival Marista de Robótica contou, neste ano, com um dos quatro desafios que costumeiramente são realizados durante as edições presenciais. Intitulada Desafio de Robôs, a atividade mobiliza as equipes para desenvolverem projetos que conectem tecnologia e humanismo, ou seja, robôs que possam proporcionar a empatia envolvendo componentes como afeto, cognição e emoção. A proposta ocorreu em função da pandemia de Covid-19, possibilitando que o Festival ocorresse a distância.
No Marista Rosário, a equipe Rebanho de Nerds 2.0 venceu a categoria Avançado com os projetos Pesquisa e Destaque. A estudante Stela R., do 2º ano EM, conta que a equipe mudou muito durante a pandemia e não se conhecia presencialmente até outubro, quando voltaram as aulas presenciais. “Como nos conhecíamos apenas virtualmente, não imaginava que o engajamento da turma seria tão incrível! Todo o projeto foi pensado em equipe, desde o momento em que decidimos o que faríamos até quando enviamos o projeto final. Parecia que trabalhávamos juntos há 10 anos. No fim, poder ser premiados como melhor pesquisa e ter nosso projeto como destaque do Festival, além de ter construído uma amizade sincera, foi muito gratificante", afirma.
As tecnologias no contexto educacional
Em nossos espaços educativos, buscamos alternativas para tornar a inserção do estudo de tecnologias cada vez mais presente no currículo de estudantes e educandos, a fim de aproximá-los das transformações de comportamento e formas de pensar da sociedade contemporânea. Com os projetos e iniciativas propostos no cotidiano escolar, os estudantes experienciam princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia e protagonismo. As possibilidades oferecidas pelos dispositivos e gadgets ampliam as formas de criar, cocriar e aprender.